Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Ampliação de público de vacinação contra a dengue não vai atingir Minas Gerais
Imagem: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Ampliação de público de vacinação contra a dengue não vai atingir Minas Gerais

Vacinas enviadas ao estado vencem somente em maio. Belo Horizonte afirma que não tem doses suficientes para ampliar o público da campanha


Por João Henrique do Vale

A ampliação de público na vacinação contra a dengue anunciada, nesta quinta-feira, pelo Ministério da Saúde não vai atingir Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) afirmou que as doses enviadas aos municípios mineiros têm data de vencimento em 30 de junho. Sendo assim, a estratégia de vacinação, tendo as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos como alvos, está mantida.

O Ministério da Saúde ampliou o público-alvo de vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento. Doses com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que ainda não foi notificada sobre a decisão do Governo Federal. Além disso, ressaltou que, para adotar essa nova estratégia, é necessário o envio de novas remessas de vacina contra a dengue.

Cobertura vacinal

A capital mineira recebeu cerca de 49,5 mil doses, com validade até junho de 2024. Até o momento, segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde, já foram aplicadas cerca de 47 mil doses.

Em Minas Gerais, de acordo com o Painel de Vacinação do Calendário Nacional do Ministério da Saúde, até 9 de abril, foi lançada no sistema a aplicação de 53.418 doses da vacina contra a dengue. Esse total corresponde a 45,76% das 116.720 doses encaminhadas pelo MS ao estado, até o momento.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais