Oferecimento
Codemge
Minas Gerais • Governo diferente. Estado eficiente.
  1. Carnaval 2024
  2. Carnaval do Bem
  3. Bloco ClandesTinas: luta contra a violência de gênero também tem lugar no Carnaval
Imagem: Mayara Franco

Bloco ClandesTinas: luta contra a violência de gênero também tem lugar no Carnaval

Fruto do trabalho de resistência das mulheres da Casa de Referência da Mulher Tina Martins, o bloco ClandesTinas coloca a luta contra o machismo em pauta na folia


Por Amanda Alves

Um bloco feminista, antirracista e antifascista. É assim que o ClandesTinas se define. Em 2024, o bloco vem mostrar mais uma vez, que a festa também é lugar de luta e resistência, principalmente quando produzida pela poderosa união de mulheres diversas.  

📲 Clique aqui para participar do canal de Whatsapp da 98 e fique por dentro de tudo sobre o Carnaval de BH.

Criado em 2017, após um ano de resistência da Casa de Referência da Mulher Tina Martins (primeira ocupação feminista da América Latina), o cortejo sai às ruas no sábado (03), para reafirmar e festejar a presença feminina no espaço carnavalesco.

Diversão sem medo

O direito das mulheres de estar e ocupar os espaços com segurança é uma das pautas que estão na agenda do bloco. “Infelizmente pra nós mulheres, essa é uma questão de todos os dias: o medo de estar nas ruas”, pontua Pedrina Gomes, integrante do bloco.

No ClandesTinas, o combate ao assédio é prioridade, as integrantes reforçam que o acolhimento e o respeito a todas as pessoas e corpos é indispensável à participação no Carnaval e no cotidiano social: “Nós mulheres, pessoas trans e não-binárias temos o direito de estar em todos os lugares sem sermos importunadas”.

Lembrando que, para sair no Carnaval, o bloco precisa de recursos para custear o trio, locação de som, a alimentação e a hidratação da banda, bateria e equipe de apoio, além de brigadistas, remuneração da equipe, decoração, sonorização, e o mais importante: fortalecer as ações da Casa Tina Martins.

Para apoiar a iniciativa é só clicar no link: https://bit.ly/3Urp99Q ou entrar em contato pelo instagram: @blococlandestinas. O Bloco ClandesTinas  participa do Carnaval do Bem, projeto de apadrinhamento de blocos que fazem o carnaval de Belo Horizonte, realizado pela Rede 98.

Bloco ClandesTinas

Data: 03/02
Horário: Concentração 09h. Saída 10h
Concentração: Rua Aarão Reis, 150, Centro
Link para a campanha de arrecadação: https://bit.ly/3Urp99Q


reels 98
View post on Instagram
 

Leia mais
Oferecimento
Codemge
Minas Gerais • Governo diferente. Estado eficiente.