Oferecimento
Codemge
Minas Gerais • Governo diferente. Estado eficiente.
  1. Carnaval 2024
  2. De Olho nos Blocos
  3. Então, Brilha!: Estrela da manhã do Carnaval de BH chega a 2024 com novidade
Imagem: Mariana Borges/Divulgação

Então, Brilha!: Estrela da manhã do Carnaval de BH chega a 2024 com novidade

Partindo da tradicional rua Guaicurus, bloco dá pontapé inicial nos dias oficiais de folia em BH


Por Arthur Albuquerque

Carnaval em BH é para os fortes e pra quem não tem preguiça de acordar cedo! O Então, Brilha! tá aí pra não deixar a gente mentir. Um dos maiores sucessos da folia na capital mineira, o bloco sai no sábado de Carnaval, quando o primeiro raio de sol aparece no céu, antes mesmo das 6h. E mesmo com o horário incomum, não falta gente para desfilar com eles pelo centro de BH, colorindo as ruas de rosa e dourado.

O respeito e a inclusão são as principais bandeiras do bloco, que é fortemente engajado com as causas LGBTQIA+ e antirracista, e não se priva de se posicionar politicamente. No repertório, estão músicas que vão de Cazuza, Lulu Santos e Gilberto Gil, até o axé de Ivete Sangalo, Bell Marques e Daniela Mercury, que são figurinhas carimbadas no Carnaval de todo o Brasil .

As músicas autorais também são sucesso entre os foliões. E neste ano tem novidade! Mais uma música será lançada, dessa vez com o tema “Você tem sede de quê?” ressaltando o cuidado que se deve ter com os recursos hídricos do Brasil.

História do Então, Brilha!

O Então, Brilha! foi criado em 2010 e, ao contrário do que muita gente acredita, o bloco não tem esse nome porque parte do Hotel Brilhante, e sim o contrário. A inspiração vem de um poema de Vladimir Maiakóvski (1893-1930), que escreveu: “Brilhar para sempre,/ brilhar como um farol,/ brilhar com brilho eterno./ Gente é pra brilhar/ que tudo o mais vá para o inferno./ Este é o meu slogan/ e o do sol.” (“A extraordinária aventura vivida por Vladimir Maiakóvski no verão na Datcha”).

O lema do bloco é “Gente é para brilhar” e foi retirado da parte final da longa poesia de Maiakóvski, que é sempre recitada antes do cortejo começar. Geison de Almeida (Jazão), um dos fundadores do Então, Brilha!, explicou em entrevista ao Radiocast do dia 26/01 que a literatura é uma de suas paixões e por isso decidiu escolher uma poesia para inspirar o nome do bloco.

A primeira aparição do Então, Brilha! foi no Rio de Janeiro, em 2010, quando o Carnaval de BH ainda era bem tímido. Na ocasião, era apenas um grupo de jovens, fantasiados pelas ruas da Cidade Maravilhosa. No ano seguinte, aconteceu o primeiro desfile em BH, já com o atual nome e saindo da porta do Hotel Brilhante, um local escolhido a dedo para “casar” com o nome que batiza o bloco.

Números

Nem mesmo os organizadores conseguem afirmar com muita precisão, mas a estimativa é de que pelo menos 100.000 pessoas acompanharam o cortejo no ano passado. Para 2024, a expectativa segue otimista, com números até maiores do que os de 2023, já que BH deve receber uma quantidade maior de pessoas nas ruas durante o Carnaval. Mais de 5,5 milhões de foliões são esperados, segundo levantamento da PBH.

Então, Brilha! em 2024

Data: 10/02/2024 – Sábado
Horário: 5h da manhã
Concentração: Rua Curitiba, 8, Centro
Dispersão: Avenida Santos Dumont, 161, Centro
Estilo musical: Axé, MPB, Pop Rock
Redes sociais: https://linktr.ee/entaobrilhabh?fbclid=PAAaZO1aRqTta3UQNqPdah-rY3GNjcCwh1TOrAlc6iqSWY_h2iFUEQf346sfM_aem_ATtbC2HOc_-oCq3k8P3mUmhJujnZ6vr9XIKLuaY-pQ8AUEeAIL9X3LBtTzSuyqMFwno

reels 98
View post on Instagram
 

Leia mais
Oferecimento
Codemge
Minas Gerais • Governo diferente. Estado eficiente.