Oferecimento
Codemge
Minas Gerais • Governo diferente. Estado eficiente.
  1. Carnaval 2024
  2. Notícias da Folia
  3. Guia completo para ambulantes no Carnaval de BH em 2024
Imagem: Reprodução/Rede 98

Guia completo para ambulantes no Carnaval de BH em 2024

Neste guia, você vai consultar como fazer sua inscrição como ambulante e também descobrir dicas para fazer boas vendas durante o Carnaval.


Por Maira Monteiro

O Carnaval para muitos é uma oportunidade para garantir aquela renda extra tão necessária no início do ano. Em 2023, mais de 16 mil pessoas atuaram como ambulantes credenciados durante a folia em Belo Horizonte. E já foram publicadas as regras para quem quer vender bebidas e adereços carnavalescos nas ruas neste ano.

Neste guia, você vai consultar como fazer sua inscrição como ambulante e também descobrir dicas para fazer boas vendas durante o Carnaval.

Como ser ambulante no Carnaval de BH?

Para trabalhar como ambulante no Carnaval em BH, é preciso fazer um cadastro junto à prefeitura. É obrigatório ter mais de 18 anos e comprovar residência na capital mineira.

As inscrições serão feitas a partir do dia 16 até 26 de janeiro, com exceção do domingo (21). Os interessados devem levar os documentos obrigatórios (listados abaixo) no Colégio Marconi, que fica na rua Paracatu, número 1.574, no bairro Santo Agostinho. O horário de atendimento é das 12h às 20h.

Para realizar o cadastro, é preciso apresentar:

  • Identidade com foto;

  • CPF (original);

  • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, cartão de crédito ou boleto), caso não possua documento que comprove domicílio na capital sob sua titularidade, mas resida na cidade com familiares, poderá apresentar declaração subscrita por cônjuge, pai, mãe, irmão ou irmã, com a respectiva documentação comprobatória do vínculo.

Quando vão ser liberadas as credenciais para ambulantes?

Neste ano, a Prefeitura de BH realizará todo o processo de cadastramento e credenciamento no momento da inscrição, de forma presencial. Ou seja, a pessoa interessada apresentará os documentos para avaliação imediata. Caso fique comprovada a adequação a todos os critérios, o ambulante já sairá com sua credencial em mãos.

A credencial, pessoal e intransferível, dá ao ambulante o direito de circular exclusivamente pelos desfiles de Blocos de Rua, entre 27 de janeiro e 18 de fevereiro – período oficial da folia na capital.

Quais são as regras a serem seguidas pelos ambulantes?

Entre as regras descritas no edital estão os seguintes pontos:

- Está vedada a venda de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro;
- Está vedada a permanência da dispersão após o término dos desfiles dos blocos de rua;
- Está vedada a presença e comercialização em eventos privados, ainda que realizados em logradouro público.

Como descobrir os melhores locais para vender durante o Carnaval?

Você pode participar do Canal Carnaval BH | Rede 98 no WhatsApp para receber informações quentes sobre a folia em BH e região metropolitana. Acesse por aqui! Vamos enviar promoções e dicas importantes para ambulantes.

As dúvidas sobre o cadastramento podem ser enviadas para o endereço eletrônico carnaval.belotur@pbh.gov.br.

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Política Urbana em parceria com a Belotur.

Existe alguma capacitação ofertada aos profissionais?

O Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais oferecerá uma capacitação gratuita aos profissionais na quinta-feira (18), no Sesc Palladium, em três turmas diferentes (manhã, tarde e noite). Poderão participar da ação os primeiros três mil ambulantes credenciados, que fizerem o cadastro entre os dias 16 e 18 de janeiro, de acordo com o limite de vagas.

Durante a atividade, os profissionais vão receber orientações para potencializar as vendas, como técnicas para apresentação dos produtos, abordagem aos foliões, agilidade e fidelização dos clientes.

Em quais avenidas e quando saem os megablocos de BH?

Em breve, você poderá consultar a programação completa do Carnaval de BH 2024 aqui no 98 Live. Enquanto isso, disponibilizamos uma lista de blocos que atraem públicos superiores a 100 mil pessoas e informações dos últimos cortejos que fizeram no último ano. Essas podem ser boas apostas para garantir vendas em meio às multidões!

Chama o Síndico

O Chama O Síndico sai às ruas, tradicionalmente, na noite da quarta-feira que antecede o feriado do Carnaval, que neste ano cai no dia 7 de fevereiro. Já reuniu mais de 100 mil pessoas bem no Centro de BH. No ano passado, o bloco se concentrou na avenida Afonso Pena, perto do Palácio das Artes, por volta das 19h.

Então, Brilha!

O megabloco que abre a folia do sábado de Carnaval é o Então, Brilha!. São milhares de pessoas que ocupam a Avenida dos Andradas, desde a esquina com o Shopping Oiapoque, até a Praça da Estação. A concentração começa por volta das 5h30 e o bloco termina só lá pelas 10h.

Quando Come Se Lambuza

Em 2023, o bloco lotou a Afonso Pena no fim da manhã do sábado de Carnaval, rendendo imagens impressionantes da multidão na Praça Sete. Começou por volta das 10h perto do cruzamento com rua São Paulo e seguiu até 14h, na altura da avenida Álvares Cabral. Com seu trio elétrico gigante e grandes sucessos da folia, atrai grande parte do público que começa o dia no Então, Brilha!.

Beiço do Wando

É um dos destaques da manhã do domingo de Carnaval pelo grande número de foliões. Em 2023, a concentração começou às 8h, na avenida Brasil com rua dos Timbiras, no bairro Funcionários. Seguiu pela região até 12h.

Baianas Ozadas

Um dos maiores blocos de BH ocupa a Afonso Pena na segunda de Carnaval. A concentração em 2023 começou por volta das 10h na esquina com rua Espírito Santo e, devido a um atraso por problema técnico, seguiu o fim da tarde.

Havayanas Usadas

O bloco também é um dos destaques da manhã de segunda-feira. No último ano, o cortejo lotou a avenida dos Andradas na altura do bairro Santa Efigênia.

Baianeiros

Em 2023, os Baianeiros fizeram dois grandes desfiles em BH: no domingo de Carnaval pela famosa avenida onde ficam as antenas no bairro Castelo e na terça-feira pela avenida Cristóvão Colombo, na Savassi. Ainda não há confirmação se o bloco manterá essa agenda puxada em 2024, mas é bom ficar de olho na busca por multidões.

Vale a pena apenas apostar em blocos maiores?

Existe a previsão de que 581 cortejos sejam realizados em Belo Horizonte neste Carnaval de 2024. O número é maior que do ano passado! Por vezes, vale a pena apostar nos maiores espalhados pelas nove regionais da cidade. Em breve, você poderá acompanhar essa agenda aqui no 98live.com.br.

reels 98
View post on Instagram
 

Leia mais
Oferecimento
Codemge
Minas Gerais • Governo diferente. Estado eficiente.