Oferecimento
Codemge
Minas Gerais • Governo diferente. Estado eficiente.
  1. Carnaval 2024
  2. Notícias da Folia
  3. Sistema de sonorização do Carnaval de BH será testado neste final de semana
Imagem: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Sistema de sonorização do Carnaval de BH será testado neste final de semana

Torres amplificarão o som para atender demanda dos principais blocos da capital mineira durante ensaio geral na avenida dos Andradas


Por Agência Minas

O Carnaval de Belo Horizonte terá uma novidade em 2024, que começa a ser testada neste fim de semana, com um sistema de sonorização inédito de torres que amplificam o som dos blocos que sairão pelas ruas da capital mineira. O mecanismo de reverberação sonora busca atender uma demanda dos principais blocos da cidade, com equipamentos de som em pontos estratégicos das ruas, e não só nos trios, como tradicionalmente acontece.

O teste será no Ensaio Geral do Carnaval 2024, que reunirá 24 blocos no sábado (13) e no domingo (14), de 10h às 20h, na Avenida dos Andradas, na região Leste da capital.

“Queremos mostrar para o Brasil e para o mundo que temos um Carnaval diferenciado, com uma invenção mineira, que terá o som saindo das torres e não dos trios, diminuindo as aglomerações e trazendo mais conforto e segurança para quem participar”, observou o governador Romeu Zema, durante vistoria à montagem das novas estruturas.

Para a secretária adjunta de Comunicação de Minas Gerais, Bárbara Botega, a medida “traz uma grande inovação pensada no tipo de som do Carnaval de Belo Horizonte, que tem a bateria e a banda, com os regentes, com toda a avenida sonorizada e, com isso, todo mundo vai conseguir ouvir a música”. Os trios ainda serão mais baixos, permitindo maior contato de regentes e banda com a bateria.

O sistema inédito de som do Carnaval belo-horizontino conta com investimentos de cerca de R$ 4,5 milhões do Governo de Minas Gerais, por meio de patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Serviço

O Ensaio Geral de Carnaval será aberto ao público e gratuito e sem controle de acesso, tal como acontece no evento oficial. Nos dois dias, a concentração começa às 10h e segue por 500 metros na Avenida dos Andradas, com um trio elétrico e a apresentação de um bloco e dois convidados por vez. A dispersão será às 20h.

O trânsito estará fechado entre a Avenida Silviano Brandão e a Rua Alphonsus Guimarães, com operação da BHTrans para orientar os motoristas na região. Os ambulantes estão autorizados a operar sem credenciamento prévio durante esses ensaios e haverá estrutura de banheiros em todo o trajeto. São esperadas cerca de 30 mil pessoas.

Durante o Carnaval, as torres de som serão instaladas para aprimorar a qualidade técnica do som dos blocos tanto na Avenida dos Andradas quanto na Amazonas.

reels 98
View post on Instagram
 

Leia mais
Oferecimento
Codemge
Minas Gerais • Governo diferente. Estado eficiente.