Entretenimento

  1. Entretenimento
  2. Entretenimento
  3. Adele será obrigada a remover música de streamings por plágio de compositor mineiro
Imagem: Divulgação

Adele será obrigada a remover música de streamings por plágio de compositor mineiro

O brasileiro entrou com o processo contra Adele em 2020 mas a denúncia só começou a ser analisada em fevereiro deste ano


Por Carol Ferraris

A Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta segunda-feira (16/12), que "Million Years Ago", da cantora Adele, é um plágio da música brasileira "Mulheres", composta por Toninho Geraes. Com essa decisão, a cantora é obrigada a remover o sucesso de todas as plataformas de streaming e não poderá mais interpretar a música sem a devida autorização do compositor brasileiro.

Além disso, a cantora e suas gravadoras terão que pagar uma indenização milionária a Toninho, que terá direito aos lucros obtidos com a música plagiada.

O brasileiro entrou com o processo contra Adele em 2020, pedindo uma indenização de R$ 1 milhão, além dos direitos autorais sobre a música. A denúncia só começou a ser analisada em fevereiro deste ano.

A decisão judicial, que repercutiu internacionalmente, determinou que a britânica e suas gravadoras paguem a indenização milionária ao compositor brasileiro, incluindo os direitos autorais que ainda não foram calculados. Em caso de descumprimento, foi estipulada uma multa de R$ 50 mil. A decisão ainda está sujeita a recurso.

A semelhança entre as duas músicas era tão evidente que especialistas musicais e o próprio público notaram uma forte conexão entre as melodias. Após uma análise detalhada, a Justiça concluiu que a canção de Adele apresentava uma "indisfarçável simetria" com a composição de Toninho Geraes, configurando assim um claro caso de plágio.

A Sony Music, gravadora responsável pela artista britânica, não se manifestou sobre o caso.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais