“American Idiot”, icônico álbum do Green Day de 2004, está completando 20 anos e ganhou uma edição deluxe do disco, incluindo demos e apresentações ao vivo, para comemorar.
Uma curiosidade é que o álbum foi gravado após o roubo das fitas mestres do projeto ‘Cigarettes and Valentines’, que estava em desenvolvimento pela banda. O Green Day decidiu, então, tomar uma direção completamente nova e criar o álbum conceitual “American Idiot”.
O disco foi feito como uma resposta ao bombardeio diário dos veículos de comunicação. O trio de músicos estava revoltado com o estado do país na época e sentia que as notícias os deixavam cansados e sem sensibilidade para temas que são pauta até hoje.
“Bem-vindos a um novo tipo de tensão, que atinge toda a nação alienígena, onde nada é feito para dar certo” canta a banda na principal música, que leva o mesmo nome do disco.
"Quando fizemos esse álbum, não sabíamos o impacto que estava por vir: 23 milhões de cópias vendidas, 6x platina, vários Grammys, um musical da Broadway e muito mais", celebrou a banda no Instagram.