Durante uma entrevista ao podcast The Red Special Guitar Podcast, sobre o documentário “Queen The Greatest Special: The Story of Queen 1, que celebra o aniversário de 50 anos do primeiro disco da banda, o guitarrista Brian May contou que o começo da banda não foi nem um pouco fácil.
May revelou que em 1973, o Queen recebeu milhares de críticas negativas em seu álbum de estreia, ‘Queen I’. O grupo então recorreu às críticas negativas aos álbuns do Led Zeppelin em busca de conforto. Desabafando, o guitarrista ainda disse que, se ele fosse um artista solo, teria se deitado no chão chorando.
Mas nem todos os relatórios foram desfavoráveis. Nos Estados Unidos, a Rolling Stone escreveu que o Queen tinha "todas as ferramentas necessárias para se tornar uma força verdadeiramente influente no mundo do rock".
Já na Inglaterra, terra da banda, a questão era diferente, já que o crítico Nick Kent do portal de música NME se referia ao álbum como "um balde de urina".
“Analisamos algumas críticas aos álbuns do Led Zeppelin lançados naquela época, algumas das quais eram terrivelmente ruins”, diz May. “E pensamos, bem, se eles conseguem atropelar essas pessoas, não deveríamos ficar muito preocupados em sermos atropelados” completou.