A banda Massive Attack revelou ter recusado o convite do Coachella para tocarem na edição de 2025. Fazendo duras críticas à proposta ambiental do festival, o vocalista ainda criticou artistas que topam se apresentar no evento.
Em entrevista ao portal americano “NME”, Robert Del Naja, também conhecido como 3D, afirmou ter dito “não” ao Coachella porque já tocaram lá uma vez e foi o suficiente para não quererem voltar.
“É um resort de golfe construído no deserto, alimentado por um sistema de rega que recorre a reservas públicas de água. Não faz sentido”, continuou. “Se quiserem testemunhar o que de mais ridículo há no comportamento humano, está ali”.
Del Naja também criticou as residências artísticas em Las Vegas, mesmo elogiando a MSG Sphere, arena esférica de música e entretenimento, inaugurada em 2023: “é uma infraestrutura brilhante, no pior local em que poderia estar”.
“É um quebra-cabeça, essa coisa de artistas em residências em Vegas, porque esse é um destino de aviação, você não pode chegar a Vegas sem um avião. Então, se você passar alguns anos em Vegas, você é o catalisador para todas essas emissões de escopo 3 (emissões indiretas criadas por uma empresa ou atividade) ao tocar lá” explicou o artista.
De novidades, o Massive Attack promete lançar músicas novas e uma possível parceria com Billie Eilish, ainda 2025, feat que fariam em prol da causa ambiental.
“Estamos tentando chegar a um acordo com a Trainline (plataforma online de venda de bilhetes ferroviários). A Billie poderia fazer algo como oferecer um desconto a quem queira ir aos shows dela de trem”, disse Mark Donne, colaborador dos britânicos.