O prédio que aparece na capa do álbum Morrison Hotel do The Doors, lançado em 1970, foi gravemente danificado por um incêndio, nesta quinta-feira (26/12). De acordo com a revista americana Variety, o fogo começou ontem no edifício localizado no cruzamento da Pico Boulevard com a Hope Street, no centro de Los Angeles, exigindo que quase cem bombeiros trabalhassem por uma hora e meia para controlar as chamas.
Nos últimos anos, o prédio vinha sendo usado como local de treinamento do Corpo de Bombeiros de Los Angeles e estava programado para ser convertido em moradias populares.
Morrison Hotel foi o quinto álbum de estúdio do The Doors e foi aclamado por muitos, na época, como um retorno à essência da banda. Faixas icônicas como "Roadhouse Blues", "Peace Frog" e "You Make Me Real" estão no disco, que alcançou a quarta posição nas paradas dos EUA em 1970 e a 12ª posição no Reino Unido.
A foto da capa foi tirada pelo fotógrafo de rock Henry Diltz em dezembro de 1969, e o disco foi lançado em fevereiro de 1970. A imagem, que mostra os integrantes da banda sentados atrás de uma janela de vidro, foi capturada em um breve momento em que o lobby do hotel estava vazio. A banda aproveitou a ironia do local compartilhar seu nome com o vocalista Jim Morrison.
Desde então, o álbum foi certificado como platina nos EUA, com mais de um milhão de cópias vendidas. E é justamente a música que abre o disco, "Roadhouse Blues", que a gente ouve agora.