Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. Araxá: Guia Completo de Turismo, História e Cultura na Jóia do Alto Paranaíba
Imagem: Acervo SETUR-MG/Sérgio Mourão (http://www.minasgerais.com.br)

Araxá: Guia Completo de Turismo, História e Cultura na Jóia do Alto Paranaíba


Cristiano Lopes

Entretenimento

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


Araxá está localizada na região do Alto Paranaíba, traduzindo para quem está curioso: fica no buraco do nariz de Minas Gerais. Os indíos Arachás (nesse caso, se escreve com “ch”) foram os primeiros habitantes da região e o nome da cidade tem origem no tupi-guarani, que significa “lugar elevado”.

 

Tudo em Araxá foi criado pelas águas. O território começou a ser explorado em meados do século XVII, em busca de ouro e o poder medicinal das águas começou a ser conhecido por volta dos anos 1800. Falar em Araxá é lembrar de Dona Beja, uma das figuras mais importantes da história da cidade. Ela abalou a sociedade da época quando, devido a sua beleza inigualável, foi sequestrada. Essa relação fez com que Dona Beja ganhasse fama política e interferisse em diversas decisões da sociedade.

 

Araxá possui atualmente 111.691 habitantes [Censo/2022] sendo também conhecida como a Terra da Juventude em virtude das suas águas, que segundo alguns afirmam, fazem verdadeiros milagres.

 

Como ir para Araxá

A cidade está localizada a aproximadamente 370 km de Belo Horizonte, com tempo de viagem de carro estimado em 5 horas e meia. O trajeto é realizado pela BR 262 (sentido Triângulo Mineiro) com rodovia privatizada e três praças de pedágio no trecho, totalizando R$ 21,50 para veículos de passeio. O transporte rodoviário é realizado pela Viação Gontijo com tempo de viagem médio previsto de 6 horas, com opção de viagem em ônibus dos tipos: convencional, executivo e leito. A Azul Linhas Aéreas atualmente disponibiliza 4 frequências semanais de voos do Aeroporto de Confins (CNF) para Araxá (AAX), as terças, quartas, quintas e domingos; e segunda e sexta vindo de Congonhas

 

O que visitar em Araxá

Complexo do Barreiro: É a principal atrativo turístico de Araxá. Localizado a 5 km do centro da cidade, o conjunto possui 450 mil metros quadrados sendo formado pelo Grande Hotel de Araxá, pelas famosas Termas, pela Fonte Andrade Júnior (água sulfurosa), pela Fonte Dona Beja (água radioativa), bosques, lagos e um lindo jardim projetado por Burle Marx. As Termas estão interligadas ao Grande Hotel de Araxá através de uma galeria suspensa, decorada com afrescos de paisagens e pontos turísticos de Minas Gerais. Os vitrais da cúpula da rotunda central foram confeccionados pelo artista belga Frank Urban e retratam a história de Araxá. O piso da rotunda, em mármore de pedras pretas e brancas, tem ao centro uma imensa mandala de oito pontos que proporciona ao visitante um culto ao silêncio, a saúde, a beleza e a contemplação. As Termas oferecem “jornadas de bem estar” com opções de banhos de piscina, sauna, duchas, hidromassagem, banho de lama e tratamentos faciais.

Fundação Cultural Calmon Barreto: Está localizada em um belíssimo prédio neoclássico, patrimônio histórico de Araxá. A fundação tem o intuito de potencializar construir e divulgar a memória histórica e cultural do município.

Parque do Cristo: Também conhecido como Mirante do Cristo, está localizado no alto de Santa Rita, de onde se tem uma visão privilegiada da cidade. A estátua do Cristo foi construída em 1983 e possui cerca de 10 metros de altura. Quem desejar subir a pé terá que enfrentar a escadaria composta por 236 degraus.

Horizonte Perdido: Localizada a 1350 metros do nível do mar, no topo da Serra da Bocaina. Possui uma das melhores rampas de voo livre do Brasil. O local também é bastante frequentado por jipeiros, motociclistas, ciclistas e admiradores da natureza.

Roteiro dos Museus: Composto por 6 museus, com destaque para o Museu Histórico Dona Beja, instalado em um dos casarões mais emblemáticos de Araxá. Esse museu expões peças e artefatos que contam a história da cidade.

 

Onde hospedar em Araxá

A cidade possui 17 meios de hospedagem com uma média de 3200 leitos, com destaque para o Grande Hotel de Araxá que foi inaugurado em 1944. O Grande Hotel Termas de Araxá foi o primeiro cassino do Brasil e no ano de 1950 recebeu por 32 dias os jogadores da Seleção Brasileira de Futebol para treinos e tratamentos termais. Depois do Maracanaço, a seleção canarinho voltou para o Grande Hotel no ano de 1958, permanecendo por uma semana e embarcando em seguida para a Suécia, onde conquistou a primeiro campeonato mundial de futebol.

 

Onde comer em Araxá

Araxá possui uma média de 120 estabelecimentos de alimentação, incluindo restaurantes, bares e similares. Comida mineira com sobremesas a base de doces e compotas são os destaques gastronômicos da cidade.

 

O que comprar em Araxá

Deliciosos doces, queijos e compotas. Algumas fazendas se encontram abertas à visitação onde é possível presenciar a fabricação do tradicional Queijo Araxá e também visita ao alambique que fabrica a Cachaça Segredos de Araxá.

#SeLigaNa Notícia: Araxá recebeu a Copa do Mundo de Mountain Bike em abril. O evento foi um grande sucesso: foram 40 países que participaram, com média de público de 40 mil pessoas e a movimentação financeira foi superior a 30 milhões de reais. Araxá já conseguiu junto a União Ciclística Internacional um contrato para realizar novas etapas em 2025 e 2026.

Quer saber mais sobre viagens e dicas de roteiros? Acesse o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo destino!

 

 

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais