Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. Caxambu, o maior complexo hidromineral do planeta
Imagem: Patrick Grosner/Acervo Setur-MG

Caxambu, o maior complexo hidromineral do planeta


Cristiano Lopes

Entretenimento

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


Caxambu está localizada no sul de Minas Gerais, situada no planalto da Serra da Mantiqueira. A cidade foi fundada a partir das suas águas minerais acompanhando o velho ditado romano "acquae condunt urbes", que significa: as águas fundam cidades. 

 

Caxambu possui atualmente 21.056 habitantes [IBGE/2022] e integra a IGR Circuito Turístico das Águas de Minas Gerais juntamente com outros 13 municípios: Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Dom Viçoso, Jesuânia, Lambari, Passa Quatro, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações. 

 

Como ir para Caxambu

A cidade está localizada a aproximadamente 375 km de Belo Horizonte, com tempo de viagem de carro estimado em 5 horas e meia. A maior parte do trajeto é realizado pela BR 381 (sentido São Paulo), sendo privatizada e com quatro praças de pedágio de BH até Três Corações, cada pedágio custando R$ 2,90 para veículos de passeio. O transporte rodoviário é realizado pela Viação Gontijo com passagem custando em média R$ 185,00 (cada trecho) e tempo de viagem previsto de 7 horas.

 

O que visitar em Caxambu

Parque das Águas: É o principal atrativo turístico de Caxambu. Com uma área total de 210.000 metros quadrados, o local abriga 12 diferentes fontes de água que jorram nos fontanários desde o período colonial, se tornando o local de maior diversidade de águas minerais carbogasosas do mundo. Caxambu é o maior complexo hidromineral do planeta. Ingressos a 5 reais.

Balneário Hidroterápico Lizandro Carneiro: Localizado no Parque das Águas, foi construído no ano de 1912. Em estilo neoclássico, o local é ricamente ornamentado com vitrais franceses, azulejos e pisos vindos de Portugal e da Inglaterra que formam lindos desenhos e belíssimos mosaicos. O balneário conta com diversos tipos de banhos de imersão em águas mineral em banheiras estilo colonial, piscina interna, duchas, sauna, salas de repouso e ainda oferece tratamentos estéticos, fisioterapia e outras aplicações eletroterápicas. São mais de 30 serviços com preços que variam de 9 a 150 reais. É uma experiência incrível!

Teleférico até o topo do Morro do Caxambu: O morro possui aproximadamente 1090 metros de altura e do local tem-se magnífica vista da cidade, da Serra da Mantiqueira e da Serra do Papagaio. No topo está instalada a estátua do Cristo Redentor e no mirante funcionam restaurante e lojas de artesanato. Para quem gosta de caminhar na natureza, existe uma trilha ecológica que sai da praça central da cidade que dá acesso ao cume. Vale destacar que o Morro do Caxambu tem tido aumento de demanda para quem gosta de contemplar o nascer e o pôr-do-sol. O teleférico custa 15 reais.

Igreja Santa Isabel da Hungria: Começou a ser construída a mando da Princesa Isabel em 1868 por gratidão à cura de sua suposta esterilidade, em virtude da sua profunda anemia que foi curada com água férrea da fonte que hoje tem o seu nome.

City-tour de charrete: Passa pelos pontos turísticos, fábrica de doces e fábrica de sapatilhas. Duração de 35 minutos. Valor: 50 reais.

#SeLigaNaDica: Existem 12 roteiros de turismo cultural, histórico, de aventura e gastronômico que foram formatados pela Secretaria de Turismo e Cultura, juntamente com as operadoras de receptivo, que são oferecidos por Caxambu e região.

 

Onde hospedar em Caxambu 

A cidade possui 16 meios de hospedagem, com destaque para o Palace Hotel que foi construído em 1892, sendo o mais antigo cassino-hotel do Brasil; para o Hotel Glória Caxambu Resorts & Convention que apresenta tradição e sofisticação; e o Hotel Caxambu, uma lenda da hotelaria brasileira - é o hotel mais antigo do Brasil em funcionamento "desde 1884". 

 

Onde comer em Caxambu 

Caxambu possui 29 restaurantes com destaque para o Agostini Restaurante, o Prinacotta Bistrô, Restaurante Embrasa e a Forneria Foguete especializada nos "cornicciolos", massas que são produzidos com Água Caxambu da Fonte Dom Pedro colhidas à temperatura média de 24,3º C e com altíssima taxa de gaseificação natural, fazendo com que a massa tenha leveza ímpar. #SeLigaNaDica: Calzone na Itália, Corniccione em São Paulo e Cornicciolo em Caxambu.

 

O que comprar em Caxambu 

Água Mineral Caxambu "na fonte", queijos e doces. O Coletivo Fontes das Artes (que fica localizado no Centro de Atendimento ao Turista) e o Mercado de Artesanato comercializam artesanato local, privilegiando a economia circular. A cidade conta com feiras de rua no entorno do Parque das Águas e na Praça 16 de Setembro.

 

Agradecimento ao Turismólogo Filipe Condé, Secretário Municipal de Turismo e Cultura de Caxambu por me atender de forma tão hospitaleira e profissional.

 

Quer saber mais sobre viagens e dicas de roteiros? Acesse o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo destino!

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais