Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra
Imagem: Vinícius Bacarin/Reprodução

Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra


Cristiano Lopes

Entretenimento

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


A IGR (Instância de Governança Regional) Circuito Turístico Nascentes das Gerais está localizada no sudoeste de Minas Gerais, sendo composta por 20 municípios: Alpinópolis, Araxá, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Guapé, Itaú de Minas, Ilicínea, Ibiraci, Passos, Piumhi, Pratápolis, São José da Barra, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Sacramento, Tapira e Vargem Bonita.

O Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra apresenta mais de 117 atrativos turísticos, aproximadamente 150 empreendimentos de hospedagem e um número superior a 250 estabelecimentos de alimentação fora do lar, incluindo restaurantes, bares, lanchonetes, cafeterias e similares.

De acordo com o site oficial do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra existem 14 rotas turísticas formatadas dentro do circuito, que proporcionam experiências diversificadas e diferenciadas para os visitantes. E hoje, o #SeLigaNaTrip vai apresentar 4 rotas turísticas para que você, nosso "telewebouvinte" possa experiencializar no Circuito Nascentes das Gerais e Canastra. Bora lá? 


Cezar Félix/Reprodução

Rota Mar de Furnas: Composta por 7 cidades que margeiam ou estão próximas da Rodovia MG-050. A rota vai de Piumhi a Passos, lembrando que Piumhi é o ponto de entrada dos turistas que saem da RMBH e Passos o ponto de entrada dos turistas que partem do de São Paulo – interior e capital. Essa rota percorre o encontro da região da Serra da Canastra com o Lago de Furnas, apresentando como destaque as cidades de Capitólio e São João Batista do Glória. Nessa rota os turistas podem desfrutar dos passeios náuticos de lancha pelo Mar de Minas e cânions de Furnas, de passeios de 4x4 pela região para conhecer cachoeiras e mirantes, descer de tirolesa partindo do Parque Mirante dos Cânions atravessando o Lago de Furnas, fazer um voo de balão ou de asa delta sobre o Mar de Minas, visitar a Usina Hidrelétrica de Furnas e se deliciar com pratos típicos da região à base de peixe. Minha sugestão é almoçar no Restaurante do Turvo e pedir a tilápia recheada ou o Filé Nascentes das Gerais, um prato criado  para homenagear os cânions do Lago de Furnas. É um filé de tilápia com creme de palmito, brócolis na manteiga, arroz com alho frito e acompanhado de geleia de abacaxi com pimenta que retratam os cânions, o lago, a natureza e o cerrado. É maravilhosoooo!

Rota Caminhos dos Devotos: Trajeto com mais de 400 km que engloba 11 cidades. Nessa rota existem locais sagrados, santuários, igrejas, capelas, templos, sítios históricos e de cunho místico e religioso. Os destaques dessa rota são: o Monte das Oliveiras, que fica em Alpinópolis, é uma das maiores réplicas dos cenários bíblicos a céu aberto do Brasil; o Santuário de Santa Rita de Cássia, um santuário com capacidade para 5 mil pessoas sentadas e 2 mil pessoas em pé e o Santuário de Nossa Senhora da Penha em Passos, construído em estilo gótico com a cúpula arredondada e duas torres com 60 metros de altura/cada.

 Rota Essência da Canastra: Começa em Piumhi e passa em Vargem Bonita, primeira cidade cercada por praias de areia oferecendo ao turista um banho nas águas do rio, e também pelos limites de São Roque de Minas até a região da Cachoeira Casca D'anta, localizada na portaria 4 do Parque Nacional da Serra da Canastra. Nessa rota existem praias do Rio São Francisco, e inúmeros poços e cachoeiras. É a Serra da Canastra e seus tesouros.

Rota do Queijo da Canastra: Envolvida pelo relevo sinuoso composto por vales, serras, clima ameno e água farta, esse cenário cria o ambiente perfeito do terroir da Canastra. Essa rota envolve 5 cidades, com destaque para São Roque de Minas, que possibilita aos turistas conhecer as fazendas produtoras do legítimo Queijo Artesanal da Canastra, com visitas incluindo degustação e vivências da produção de queijo. O site da APROCAN - Associação dos Produtores da Canastra apresenta todos os detalhes que envolvem essa produção que perdura por mais dois séculos de tradição, inclusive explica sobre a Indicação de Procedência Canastra e o número da etiqueta que garante a originalidade do queijo, haja visto que existem apenas 29 produtores autorizados a fabricar o legítimo Queijo da Canastra.

 

#SeLigaNaDica: Para quem gosta de viajar com acompanhamento profissional, no site www.nascentesecanastra.com.br estão listadas 15 agências de turismo receptivo, 13 Guias de Turismo e 60 condutores de visitantes.  

 

Quer saber mais sobre viagens e dicas de roteiros? Acesse o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo destino!

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais