Como diz um meme bem conhecido da internet: o atleticano não tem um minuto de paz. Tudo porque, com os resultados da 37ª rodada, o Galo corre risco de rebaixamento, mas, ao mesmo tempo, pode garantir vaga na Copa Sul-Americana caso vença. Tudo isso em meio a uma crise que inclui: o time sem treinador, a Arena MRV impedida de receber público e um jejum de vitórias que já dura 12 partidas.
A sombra do rebaixamento surgiu para o Atlético após as vitórias de Fluminense e Bragantino. Com esses resultados, o Atlético ocupa a 14ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 44 pontos. O Bragantino, que abre a zona de rebaixamento, tem 41.
Caso o Galo vença o Athletico-PR, a equipe se livra da Série B e, de quebra, garante vaga na Copa Sul-Americana de 2025.
A partida, assim como toda a rodada, será disputada às 16h de domingo. O Galo joga em casa contra o xará paranaense, mas a Arena MRV está impedida de receber público. O departamento jurídico do Atlético tenta reverter a situação com um efeito suspensivo. A punição foi imposta pelo STJD em razão das cenas de violência protagonizadas pela torcida alvinegra na final da Copa do Brasil.
E se empatar?
Caso o Galo empata, o clube chega aos 45 pontos, livra-se do rebaixamento, mas fica sem vaga na Copa Sul-Americana, caso o Fluminense vença o Palmeiras fora de casa.
Em caso de derrota?
No pior cenário, com derrota, o Galo fica sem qualquer chance de se classificar para a Copa Sul-Americana. Além disso, será ultrapassado pelo Athletico-PR, adversário direto na Arena MRV.
Se a derrota acontecer, a equipe alvinegra pode ser rebaixada caso o Fluminense empate com o Palmeiras, fora de casa, e o Bragantino vença o já rebaixado Criciúma, em casa.
Com esses resultados, o Atlético entrará na zona de rebaixamento em 17º lugar, com os mesmos 44 pontos de Fluminense e Bragantino, mas com desvantagem no número de vitórias em relação às duas equipes. O time paulista ainda superaria o Galo no saldo de gols.