Cruzeiro

  1. Esporte
  2. Cruzeiro
  3. Manto iluminado: Cruzeiro lança novo uniforme com alusão à criação da camisa branca
Imagem: Reprodução / Cruzeiro

Manto iluminado: Cruzeiro lança novo uniforme com alusão à criação da camisa branca

A nova camisa dois da Raposa para 2024 foi lançada nesta sexta-feira (26)


Por Rafa Silveira

Nesta manhã de sexta, o Cruzeiro divulgou oficialmente a camisa branca para esta temporada. O novo modelo remete ao uniforme branco criado na década de 50 para partidas noturnas. Na época, os estádios tinham iluminação ruim.

Parte da campanha de lançamento da nova camisa foi gravada na Igrejinha da Pampulha. A artilheira da equipe feminina do Cruzeiro, Byanca Brasil, participou da ação promocional.

A nova camisa é branca e tem golas e mangas em tons de azul e branco, que se misturam em desenhos. Os calções em azul contrastam com as três listras brancas. Os meiões são azuis e também trazem listras brancas.


Uniforme branco no Cruzeiro

A partida que marcou a estreia do uniforme branco no clube foi contra o Sete, vencida por 4 a 1 (equipe já extinta). O jogo foi disputado em 20 de abril de 1950, no antigo estádio da Raposa, no Barro Preto. Até aquele momento, os jogadores do Cruzeiro só usavam uniformes com a camisa azul estrelada.

A justificativa para a criação do uniforme branco na época se explica pelos problemas de iluminação que os campos de futebol enfrentavam em meados do século XX. Existem relatos da época de que as cores mais escuras eram difíceis de serem identificadas pelos torcedores. Com a criação da camisa branca, o uniforme 2 ficou estabelecido: uma camisa branca com a gola e as bordas das mangas azuis, mesma cor adotada no calção. As meias tinham a cor branca predominante.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais