Esporte Internacional

  1. Esporte
  2. Esporte Internacional
  3. Lewis Hamilton conseguirá voltar a dominar a F1?
Imagem: LEWIS HAMILTON/F1

Lewis Hamilton conseguirá voltar a dominar a F1?

Com 38 anos, piloto inglês já pensa em 2024; o objetivo é buscar o oitavo título mundial da categoria e se tornar o campeão isolado


Mateus Liberato

Esporte

Graduado em Jornalismo Multimídia no Centro Universitário Una. Social Media na Rede 98.


A discussão de qual atleta é melhor atravessa diferentes modalidades esportivas. Elas invadem a mesa de bar ou os encontros entre amigos. No futebol, a comparação fica entre Pelé, Messi, Cristiano Ronaldo, Ronaldo Fenômeno e Maradona. No basquete, o embate é protagonizado pelos fãs de Michael Jordan e LeBron James. No tênis, Roger Federer e Rafael Nadal são os preferidos. Na F1, também existe uma velha disputa.

Lewis Hamilton, Michael Schumacher e Ayrton Senna são os pilotos mais aclamados quando o assunto é montar a lista dos maiores da história da F1. Inclusive, esse é o meu pódio, do primeiro ao terceiro. Sei que serei criticado por muitos, porém, Hamilton é um piloto que já bateu todos os recordes possíveis na categoria.

Os feitos do campeão

Ao todo, o inglês coleciona sete mundiais, empatado com Schumacher. São 103 vitórias, 195 pódios e 104 poles. Números absurdos. O primeiro título veio em 2008, no seu segundo ano de F1, quando tinha apenas 23 anos. Já em 2007, disputou o título até o último GP, contra Fernando Alonso, Felipe Massa e, o campeão da temporada, Kimi Räikkönen. Desde muito cedo, Hamilton já mostrava arrojo, regularidade, inteligência de corrida, preparo físico e mental. Já dava mostras de que seria um dos maiores. De fato, se tornou o maior.

Em contrapartida, os anos de 2022 e 2023 não estão sendo tão produtivos para a Mercedes, que colecionou oito títulos consecutivos, de 2014 até 2021. Com a mudança do regulamento em 2021, que implicaria na montagem dos carros, a equipe alemã perdeu o seu protagonismo de quase uma década e viu a grande rival Red Bull crescer, tendo Max Verstappen como o principal piloto. 

Hamilton brigará pelo título em 2024?

A expectativa da Mercedes é montar um carro consistente e competitivo para 2024. Consequentemente, a renovação com Hamilton, que tem contrato até o final desde ano, é tratada como prioridade na equipe comandada por Toto Wolff. Com isso, Hamilton poderá voltar a ser protagonista e acirrar ainda mais a velha rivalidade com Verstappen, que teve o seu auge em 2021, com a intensa disputa entre os dois pilotos. Caso Lewis não permaneça na Mercedes, a Ferrari pode ser o seu destino. Vale ressaltar que a equipe italiana se mantém insatisfeita com o desempenho da dupla Charles Leclerc e Carlos Sainz.

Outro que poderá ser beneficiado com o possível crescimento da Mercedes é George Russell, que vem sendo trabalhado a longo prazo para suceder Hamilton, como o principal piloto da escuderia nos próximos anos. O jovem inglês de 25 anos já mostrou o seu talento na Williams e, ao lado do compatriota Lando Norris, é a grande promessa da F1 para as temporadas seguintes.

Agora, fica a expectativa em torno do futuro de Lewis Hamilton na F1. Com 38 anos, o inglês está cada vez mais perto da aposentadoria. Porém, a ideia é buscar o oitavo título mundial, ultrapassar Schumacher e se isolar como o maior campeão da categoria número um do automobilismo. O gênio merece fechar a sua carreira com chave de ouro.

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais