Esporte Nacional

  1. Esporte
  2. Esporte Nacional
  3. TJ-RJ destitui Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da CBF
Imagem: Reprodução/Flickr CBF

TJ-RJ destitui Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da CBF

O julgamento aconteceu no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ, nesta quinta-feira (7)


Por Vinícius Silveira

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, foi destituído do cargo nesta quinta-feira (7). O julgamento aconteceu no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ, e determinou que José Perdiz, presidente Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) fosse o interventor da entidade principal do futebol brasileiro.

A votação terminou com três votos a zero a favor da destituição de Ednaldo Rodrigues, que poderá entrar com recurso. O relator Gabriel Zéfiro e os desembargadores Mauro Martins e Mafalda Luchese votaram pela saída do presidente da CBF. Haverá uma nova eleição em 30 dias.

Ednaldo Rodrigues está no cargo de presidente da CBF desde 2021, quando os vice-presidentes da entidade o elegeram, de forma interina, para ocupar o posto que pertencia a Rogério Caboclo, que havia sido afastado após acusações de assédio. Caboclo foi retirado após a Justiça do Rio de Janeiro anular sua eleição e a de seus vices.  

Interinamente, Ednaldo Rodrigues ficou no cargo até o fim do mandato de Rogério Caboclo, que terminaria em abril de 2023. Antes, Ednaldo havia sido eleito presidente da CBF, no final de 2022, como candidato único após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Rio de Janeiro.

A alegação de alguns vice-presidentes que contestaram a assinatura do acordo foi de que Ednaldo, por ter ser presidente interino, não poderia assinar o termo para se candidatar logo depois.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais