O carismático Guilherme Gandra Moura, de 9 anos, está concorrendo na categoria “Torcedor” do prêmio The Best, organizado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol Associação). Vascaíno roxo, ele se tornou símbolo da torcida.
O menino é diagnosticado com epidermólise bolhosa, uma doença genética rara. Um vídeo dele se encontrando com a mãe após sair do coma viralizou nas redes e comoveu internautas.
O pequeno vascaíno se tornou “sensação” ao compartilhar sua paixão pelo Gigante da Colina, e acabou ganhando a simpatia até das torcidas rivais.
“Ele é torcedor roxo do Vasco da Gama e fã de Gabriel Pec (hoje no Los Angeles Galaxy) e teve a chance de conhecer Pec, que o abraçou e se tornou seu melhor amigo. O pequeno Gui assistiu aos treinos e aos jogos do clube e encontrou alguns dos seus ídolos no futebol”, diz a Fifa no texto de divulgação dos finalistas do prêmio.
Nas redes, Guilherme convocou seus mais de 890 mil seguidores para votarem nele. “Conto com vocês! Beijos do Gui”, escreveu.
Anualmente, FIFA premia os melhores jogadores, técnicos, seleções e torcedores do mundo. Os vencedores são definidos por votos de capitães, treinadores de seleções e jornalistas, além do voto popular, que pode ser feito diretamente no site da federação.