Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. A cada hora um celular é bloqueado em Minas após furto ou roubo
Imagem: Sejusp / Divulgação

A cada hora um celular é bloqueado em Minas após furto ou roubo

A opção é uma estratégia para evitar este tipo de crime nas cidades mineiras


Por João Henrique do Vale

Minas Gerais tem,  por dia,  22 celulares bloqueados depois de um roubo ou furto em 2023.  A média é de um celular bloqueado por hora entre janeiro e setembro deste ano.  Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sejusp).

Ao todo,  foram 6.004 bloqueios realizados. A maior parte aconteceu em Belo Horizonte, onde 1.786 bloqueios foram realizados neste período, seguida da região de Uberlândia (205 - 9ª Região Integrada de Segurança Pública ), região de Sete Lagoas (190 - 19ª Região Integrada de Segurança Pública) e região de Uberaba (187 - 5ª Região Integrada de Segurança Pública).

O bloqueio é uma estratégia de segurança para diminuir a chance de receptação dos aparelhos. A medida pode ser utilizada tanto pela polícia, no momento do registro da ocorrência, quanto por qualquer cidadão que tenha sido vítima desse tipo de crime. 

A Central de Bloqueio de Celulares de Minas Gerais (Cbloc) funciona de forma online e possibilita a inutilização do aparelho roubado ou furtado de forma imediata.

Como fazer o bloqueio 

Quem foi vítima do crime de furto ou roubo de celulares pode solicitar bloqueio do aparelho por meio da Cbloc.

Para isso, precisa ter em mãos o registro da ocorrência, que deverá ser anexada ao processo no site da Central.

Também é preciso informar alguns dados pessoais e o número do celular roubado – o que é uma das vantagens da ferramenta já que, por meio dela, não é necessário informar o IMEI.

O IMEI é um código internacional de identificação do telefone, com muitos números, que geralmente a vítima não tem anotado e que não consegue mais obter pelo telefone, depois de o aparelho ter sido roubado ou furtado.

Colunistas

Carregando...

Saiba mais