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Imagem: Mateus Liberato / Rede 98

“Ações judiciais não trarão resultados imediatos para a BR-040”, diz Jarbas Soares Júnior

Alternativas de melhoria para a rodovia foram discutidas em reunião que envolveu prefeitos e representantes do governo de Minas


Por Mateus Liberato

Prefeitos e representantes do governo de Minas Gerais se reuniram na tarde desta sexta-feira (23), na sede do Ministério Público. O objetivo era buscar alternativas de desvio da circulação de cerca de 1.500 carretas de minério que trafegam diariamente pela BR-040, no trecho entre os municípios de Nova Lima, na Região Metropolitana, e Conselheiro Lafaiete, Região Central do estado.

Durante a reunião foram apresentadas algumas medidas de curto, médio e longo prazo. Entre as ações de curto prazo estão: limpeza das rodas dos caminhões para acesso à via; pintura da sinalização horizontal; manutenção da visibilidade das placas verticais; limpeza das canaletas; implementação de divisores de faixa; presença de lona/lameiros e identificação dos caminhões; recapeamento e intervenções de alargamento; incremento da iluminação e instalação de passarelas.

Já as ações de médio prazo são: utilização colaborativa de estradas alternativas pelas mineradoras; pavimentação da MG-030; interseções de acesso da Mina de Capanema e do Laticínios ITA; utilização colaborativa de terminais ferroviários e pátios de minério; investimento pelas mineradoras em novos terminais ferroviários e utilização do Terminal Ferroviário de Fazendão/Mariana.

Por fim, as ações de longo prazo que foram apresentadas são: aprovação e execução de projetos de melhorias/duplicação da BR-040 e implantação do Trevo da Moeda. Vale ressaltar que o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas (DER-MG) aprovou o projeto básico “MG-825”. Agora, ele depende da anuência da ANTT/DNIT.

De acordo com o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, as soluções foram apresentadas e discutidas pelos prefeitos e agora deverão ser validadas pelos órgãos regulamentadores.

“Temos um problema gravíssimo que é o da BR-040. Morrem 100 pessoas por ano naquele trecho, além de todos os outros problemas que são gerados. Já constamos que 2 milhões de caminhões de minério passam pela rodovia durante o ano. O impacto é enorme. Por isso, a alternativa não se limita apenas na recuperação da BR-040, pois os problemas voltarão e a estrada estaria novamente com as mesmas condições. Estamos trabalhando em soluções alternativas e eficientes. As propostas foram apresentadas pelos prefeitos, serão consolidadas em documento e, posteriormente, validadas pelo órgãos regulamentadores. Ações judiciais não trarão resultados imediatos”, ressaltou Jarbas.

Representado o município de Itabirito, o prefeito Orlando Caldeira participou do encontro e destacou o posicionamento da cidade da Região Metropolitana.

“Itabirito tem que se posicionar de uma forma bem atuante, pois a nossa região possui grandes mineradoras. O início dessas mineradoras era em modal ferroviário. Nós transportávamos os minérios através das ferrovias. A partir do momento em que a área foi se desenvolvendo, esse modal começou a ser mesclado com o rodoviário. Hoje nós sabemos que são essas inúmeras carretas que passam pela BR-356, que corta o município de Itabirito, e também a BR-040. A situação está ficando muito ruim e incontrolável, com um altíssimo número de acidentes e mortes. Dessa forma, o nosso município estudou todas as alternativas possíveis e levamos isso para vários órgãos”, disse o prefeito.

A mediação da reunião foi feita pelo Centro de Autocomposição do Ministério Público de Minas Gerais (Compor). Essa foi a primeira reunião realizada pelo Compor em 2024, com o intuito de buscar soluções para os impactos do transporte de cargas na BR-040 e na BR-356. Ainda não há previsão da data do próximo encontro.

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