Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. "Água não é tragédia", diz subsecretária da Defesa Civil de Contagem após enchente
Imagem: Rede 98

"Água não é tragédia", diz subsecretária da Defesa Civil de Contagem após enchente

Ângela Gomes comenta sobre a situação do município após a madrugada de fortes chuvas


Por Erick Funes

A madrugada desta quarta-feira (20) foi marcada com forte chuva na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em Contagem, choveu 100 mm em apenas quatro horas. A forte chuva atingiu diversas áreas do município.

O Corpo de Bombeiros foi acionado ao menos 29 vezes durante a madrugada para salvamento de pessoas ilhadas, queda de árvores, alagamentos, inundações e enxurradas.

Durante o programa Rock News, a subsecretária da Defesa Civil de Contagem, Ângela Gomes, comentou sobre a situação de Contagem após as fortes chuvas.

"Em 45 minutos de chuva foi registrado 49mm de chuva em uma única área, na região do córrego do Ferrugem. Isso gerou um quadro de 18 áreas atingidas e, naquele momento, 500 pessoas foram atingidas. Estamos desde as três horas da manhã fazendo esse atendimento. Não tivemos desabrigados, mas temos desalojados temporários que saíram momentaneamente de suas casas e receberam material higienizador para que possam fazer a limpeza e retornar às suas casas", disse.

Ainda segundo a subsecretária, a Defesa Civil possui um plano de contingência de enfrentamento a desastres e, desde 2017, existe um plano de redução de riscos. "Nesse plano contém todos os procedimentos que todas as gestões que compõem o Comitê Gestor de Áreas de Risco e, nele, existe as atribuições e operações e os insumos que devem ser disponibilizados uma vez que a Defesa Civil tenha aberto o Plano de Contingencia de Resposta", completou.

Contagem disponibiliza um abrigo público gratuito com alimentação e hospedagem para que as famílias possam se deslocar até que as condições do abrigo estejam seguras, além de 14 áreas monitoradas com rotas de fuga, que são pontos onde as pessoas devem permanecer em segurança até o resgate. "Além de todas essas ações, a Defesa Civil de Contagem criou o programa Trama Verde para criar um novo caminho das águas. Não podemos pensar em uma cidade cimentada, com concreto e sem local para a água infiltrar. Água não é tragédia. Tragédia é desenhar cidades sem respeitar o escoamento dá água".

Ângela ressalta a importância do cidadão para evitar enchentes e alagamentos. "Precisamos da participação da população. Muitas enchentes estão ocorrendo porque as bocas de lobo estão lotadas de lixo. Então pensem! O lixo que você joga inadequadamente volta na forma de tragédia", completou.

Assista a entrevista completa no link abaixo:

Colunistas

Carregando...


Saiba mais