Moradores de bairros de Belo Horizonte relatam problemas no abastecimento de água há dias. Na região do Jaqueline, na Região Norte da capital mineira, a situação permanece há uma semana, segundo relatos enviados à Rede 98. Segundo a Copasa, a intermitência no serviço é provocada pela alta do consumo de água devido ao calor intenso que atinge a cidade.
Na manhã desta quinta-feira, ao menos três bairros estão com problemas no abastecimento de água. Além do Jaqueline, há relatos no Padre Eustáquio, na Região Noroeste, e Lagoa, em Venda Nova.
“Estamos há sete dias sem água aqui no Bairro Jaqueline. Famílias, padarias, tudo sem água. Eu tenho um filho recém-nascido. Não está fácil, viu?”, afirmou Arnaldo. “No Padre Eustáquio a água acabou ontem (quarta-feira) às 8h. Até agora nada”, contou Thales. “No Bairro Lagoa também está sem água. Quando volta vem fraca e não dá para encher a caixa d’água”, disse Paulo Henrique.
A Copasa afirma que algumas regiões da capital mineira já estão sofrendo problemas de intermitência no abastecimento por causa da alta do consumo. A Companhia já tinha alertado, na última segunda-feira, que cidades poderiam passar por esta situação.
“A suspensão no abastecimento pode ser sentido, principalmente, em cidades mais distantes do sistema produtor. Como, por exemplo, Esmeraldas, Igarapé, Lagoa Santa, Mateus Leme, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano”, alertou a Copasa.
Dicas para economizar água
• Não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura;
• Evitar lavar carros ou usar um balde e não a mangueira;
• Tomar banhos rápidos;
• Molhar plantas com regador e não com a mangueira;
• Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
• Na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos;
• Reutilizar a água da máquina de lavar.