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Imagem: Amira Hissa / PBH

Anel Rodoviário e transporte metropolitano são temas de reunião entre Prefeitura e Governo de MG

Integração das linhas de ônibus, recursos para melhorias no Anel e implementação do BRT Amazonas foram pautas do encontro na PBH


Por Lucas Rage

O Transporte Público Metropolitano foi tema de reunião realizada na terça-feira (13), na Prefeitura de Belo Horizonte.

Encontro debateu o planejamento e a gestão do modal, e contou com a presença do prefeito Fuad Noman, técnicos da PBH e representantes do governo estadual.

A partir da reunião, caberá ao governo de Minas elaborar uma minuta para formalizar um acordo que visa estreitar as ações de planejamento e gestão do transporte público metropolitano.

Para André Dantas, superintendente de Mobilidade da Capital, a discussão visa — acima de tudo — integrar e trazer mais eficiência ao transporte público metropolitano. 

“Finalmente estamos encarando o desafio de gestão do transporte metropolitano. O prefeito Fuad Noman foi categórico ao afirmar que temos que achar um melhor caminho para beneficiar a população da Região Metropolitana como um todo, com serviços mais integrados e eficientes possível.  Podemos construir uma relação que culmine nessa capacidade de gestão de forma coordenada”, afirmou.

Anel Rodoviário

O Anel Rodoviário de Belo Horizonte também foi discutido no encontro. A ideia da PBH e do governo mineiro é assegurar junto à União parte dos recursos destinados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a Minas Gerais – um total de R$ 1,7 bilhão – para obras de melhoria no Anel. Entre as propostas, desapropriações nas áreas marginais e melhorias em viadutos e alças de acesso.

BRT Amazonas

Também na terça-feira, foi apresentado à prefeita de Contagem, Marília Campos, o projeto de implementação do BRT Corredor Amazonas. O projeto contempla o tratamento prioritário para o sistema de transporte público e coletivo por ônibus que atende o Vetor Oeste de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, tendo por eixo estruturante a Avenida Amazonas.  

A proposta prevê 24 km de faixas exclusivas para o transporte coletivo, bem com a adequação de várias vias transversais, abrigos para ônibus e readequação de calçadas, com foco na acessibilidade. 

Há previsão ainda de melhoria urbana da Vila Cabana do Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizonte, com o desenvolvimento de obras de infraestrutura como a construção de ruas e vielas e intervenções em locais com risco geológico. 

O sistema BRT Corredor Amazonas será o mesmo usado nas linhas do Move, ligando a Praça Sete, no centro da cidade, até o Barreiro. Os recursos para as obras virão de um financiamento de US$ 80 milhões com o Banco Mundial (Bird), aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, no ano passado. Outros US$ 20 milhões virão dos cofres da Prefeitura de Belo Horizonte. 

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