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Imagem: AESCOM ANTT / Divulgação

ANTT aprova novo modelo de concessão da BR-381 entre BH e Valadares

Foram retirados do projeto original dois trechos da rodovia


Por João Henrique do Vale

O Ministério dos Transportes e o Tribunal de Contas da União (TCU) vão analisar a nova proposta de concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, na Região do Rio Doce. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, nessa quinta-feira, a retirada do projeto original de dois trechos da rodovia que ficam na saída da capital e em Caeté.

A alteração foi proposta pelo Governo Federal, em fevereiro deste ano, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Belo Horizonte. A retirada dos dois trechos tira da futura concessionária a responsabilidade em reassentar as famílias que moram nos arredores da estrada. A duplicação também não será realizada pela empresa.

A futura concessionária ficará encarregada dos serviços de conservação e manutenção da rodovia, além de, entre outras metas, concluir a duplicação de 27,8 km das obras remanescentes.

Investimentos

Estão previstos mais de R$ 9 bilhões em investimentos no trecho de 300 quilômetros entre a capital mineira e o entroncamento com a BR-262, em Governador Valadares. A concessão tem o potencial de gerar aproximadamente 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de oportunidades de trabalho na região.

Entre as melhorias previstas no projeto estão 27,83 km de duplicação para obras remanescentes, 90,85 km de duplicação para obras de ampliação de capacidade, 40,6 km de faixas adicionais duplas e 42,1 km de faixas adicionais simples. Além disso, o projeto conta com obras de melhoria, como 9,7 km de vias marginais de duas faixas, 20 passarelas, 166 pontos de ônibus e 1 rampa de escape, entre outras.

Licitação deserta

Essa é a quarta tentativa de conceder a BR-381 no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Em novembro de 2023, o edital ficou deserto, ou seja, sem empresas interessadas. As anteriores ocorreram em 2021 e 2022.

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