Belo Horizonte está em alerta para deslizamentos em todas as nove regionais após dois dias seguidos de chuva. A Defesa Civil Municipal afirmou que o risco é alto na Pampulha e em Venda Nova. A instabilidade continua nesta terça-feira. A capital mineira amanheceu com precipitações e deve ter pancada de chuva.
O órgão recomenda que, em situação de risco geológico, devido a grande saturação do solo, a população deve ficar atenta aos sinais construtivos, como trincas nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo. Caso observe os sinais, os moradores devem deixar o imóvel imediatamente.
Previsão do tempo
Nesta terça-feira, o tempo deve ficar instável em Belo Horizonte. Há possibilidade de pancadas de chuva, principalmente, no período da tarde. A temperatura máxima deve ficar em torno de 30°C.
RECOMENDAÇÕES RISCO GEOLÓGICO
Se você observar alguns destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para a o Corpo de Bombeiros Militar (193).
SINAIS DE QUE DESLIZAMENTOS PODEM ACONTECER
• Trinca nas paredes
• Água empoçando no quintal
• Portas e janelas emperrando
• Rachaduras no solo
• Água minando da base do barranco
• Inclinação de poste ou árvores
• Muros e paredes estufados
• Estalos
RECOMENDAÇÕES
• Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos
• Coloque calha no telhado da sua casa
• Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água
• Não jogue lixo ou entulho na encosta
• Não despeje esgoto nos barrancos
• Não faça queimadas