A área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte está fechada, desde o início da tarde desta sexta-feira, após um caminhão carregado com pedras acessar o local. Ainda não há previsão para a liberação do trecho.
De acordo com a BHTrans, por volta das 12h, o motorista do veículo de carga notou um problema mecânico e deslocou para o dispositivo de segurança. O caminhão atingiu a área de argila estendida quase no fim da área de escape. Ninguém ficou ferido.
Essa é a terceira vez que o dispositivo é acionado em apenas 18 dias. Em 27 de outubro, um veículo de carga também precisou acessar o local. Três dias antes, um caminhão-guincho precisou utilizar a pista auxiliar.
Desde o início da operação da área de escape, em agosto de 2022, ao menos 12 acidentes foram evitados.
Dispositivo de segurança
O projeto da Área de Escape do Anel Rodoviário foi desenvolvido pela BHTrans. Ela fica no trecho entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao bairro Buritis. A estrutura é composta por uma caixa de concreto preenchida com argila expandida (cinasita), que aumenta o atrito e reduz a velocidade do veículo, em uma lógica semelhante à usada em pistas de automobilismo.
As obras duraram nove meses e foi feito um investimento de R$ 3,5 milhões com recursos do município.