Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Área do Aeroporto Carlos Prates prevê 4500 moradias, diz Subsecretário de Planejamento Urbano
Imagem: Júnior de Castro/ Rede 98

Área do Aeroporto Carlos Prates prevê 4500 moradias, diz Subsecretário de Planejamento Urbano

Projeto foi apresentado nesta segunda-feira (17) durante coletiva na Prefeitura de Belo Horizonte


Por Júnior de Castro

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta segunda-feira (17) uma série de reuniões, que teve início com uma coletiva de imprensa durante a manhã e segue no período da tarde com moradores do entorno do bairro Padre Eustáquio, para apresentar a proposta de intervenção no local onde funcionava o Aeroporto Carlos Prates

Para a elaboração da proposta, técnicos da prefeitura fizeram um diagnóstico que incluiu a análise do entorno, malha urbana, zoneamento, densidade demográfica, usos da região, equipamentos culturais, entre outros aspectos. 

A partir desses dados, a proposta da PBH prevê a construção de 4,5 mil moradias divididas em imóveis de baixa e média renda, além de uma porcentagem destinada a para a livre comercialização. Praças, parques, equipamentos de cultura e lazer, unidades de saúde e educação são outros itens que devem entrar no projeto. 

Segundo Pedro Maciel, Subsecretário de Planejamento Urbano, essa é apenas uma primeira proposta. “Teremos diversas reuniões com os moradores da região para entender melhor quais as principais necessidades e como poderemos atender melhor a região”, disse.

Veja abaixo a imagem do projeto apresentado pela PBH:

Questionado a respeito da malha viária, Maciel afirmou que obras para a melhoria do fluxo também estão previstas. “Teremos intervenções para o melhoramento do fluxo viário da região, novos corredores serão abertos como forma de integrar o tráfego, além de estímulo à mobilidade por meio da instalação de passarelas de acesso”, ressaltou. 

A desocupação da área do Carlos Prates deve ser finalizada ainda em julho, entretanto não existe prazo para início e conclusão das obras. O terreno ainda não foi oficialmente transferido da União para o município.

Sobre a possibilidade de o local voltar a funcionar como aeroporto, a Assessora Especial da Secretaria Municipal de Governo, Lídia Vasconcelos, afirmou que não há chances. “O Carlos Prates já foi totalmente desativado. As instituições de aviação podem propor projetos, mas como aeroporto não vai mais funcionar. ” ressaltou.

Impasse

Na tarde desta segunda-feira (17) um novo capítulo a respeito do projeto apresentado para a área do Aeroporto Carlos Prates ganhou vida. 22 vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) protocolaram um manifesto público em apoio à manutenção do espaço. 

O documento consiste em externar a preocupação em relação ao fechamento do aeroporto e enfatizar a importância do funcionamento do Carlos Prates para os belorizontinos, para Minas Gerais e para o Brasil. 

No manifesto enviado à Presidência da República, ao Ministério de Portos e Aeroportos e à Prefeitura de Belo Horizonte, os vereadores endossam que a iniciativa do governo anterior para o fechamento daquele aeroporto era tão e simplesmente a extinção da INFRAERO, que não se aplica mais ao contexto do atual Governo. Desse modo, tornando insustentável o fechamento.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais