Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Associação cria abaixo assinado para manutenção do funcionamento do Aeroporto Carlos Prates
Imagem: Aeroin / Divulgação

Associação cria abaixo assinado para manutenção do funcionamento do Aeroporto Carlos Prates

Grupo Voa Prates luta para manter aeródromo aberto; terreno está sob custódia da Prefeitura de BH


Por Lucas Rage

Funcionários e empresários que utilizam o Aeroporto Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte, mantêm viva a luta para manter o aeródromo em funcionamento.

O Grupo Voa Prates, que defende a manutenção do aeroporto, lançou um abaixo assinado com o objetivo de angariar o apoio da população civil. A iniciativa é batizada de Reaviva Carlos Prates, e pede a reabertura do terminal.

“A reabertura do Aeroporto Carlos Prates vai potencializar a sua vocação. Como um aeroporto de serviços com escolas e oficinas além de cursos profissionalizantes e lugar de estágio, vai criar novas oportunidades de emprego e capacitação profissional, o que trará valorização da região. Além de qualidade de vida através das diversas opções de lazer como parque, museu, shopping entre outros. Sem abandonar a importância da história do bairro, seus moradores e região”, explica a entidade, no texto.

Segundo o Grupo, o Aeroporto Carlos Prates é responsável pela formação de 80 mil aeronautas, não só de Minas Gerais, mas de todo o Brasil. No site, o Voa Prates ainda desmistifica boatos acerca do Carlos Prates, como o índice de acidentes do terminal. 

“Nos últimos 20 anos, o Carlos Prates teve 3 acidentes, 4 com vítimas fatais. Nenhum com aeronaves de instrução” explica o grupo, no portal.

Fechado em 1º de Abril, após o encerramento das atividades da Infraero no aeródromo, o Aeroporto Carlos Prates desde então tem seu terreno sob tutela da Prefeitura de Belo Horizonte. Os hangares, entretanto, seguem armazenando equipamentos e aeronaves de empresas que atuaram no local. A intenção do Prefeito, Fuad Noman (PSD) é de que o terreno abrigue um complexo de casas populares e um parque ecológico. A proposta é analisada pela União.

Manutenção do aeródromo é tema de projeto na Câmara

Um projeto de lei que será apresentado na Câmara Municipal prevê a manutenção do funcionamento do Aeroporto Carlos Prates. Pauta será discutida na próxima quinta-feira (22), na Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços do Legislativo.

No encontro, será apresentado um projeto para o local, elaborado pela Associação Voa Prates, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Em maio, a Rede 98 conversou com o presidente do Grupo Voa Prates, Estevan Velásquez, que falou sobre o impasse envolvendo o terminal. Relembre a entrevista:


Colunistas

Carregando...


Saiba mais