Moradores de Belo Horizonte levaram um susto, neste domingo (1º/12), durante o teste de uma nova tecnologia da Defesa Civil para a emissão de alertas. Pelo celular, centenas de pessoas receberam um alerta sonoro que será utilizado, a partir de agora, para avisar a população em casos de desastres naturais.
O alerta de hoje, porém, foi só um teste. Apesar de ter sido previamente avisada, a demonstração assustou a população, que reagiu com bom humor.
“A Defesa Civil de BH acabou de matar metade da população da cidade na demonstração do novo sistema de alerta de emergência”, escreveu uma pessoa no X, antigo Twitter.
“O alerta da Defesa Civil sendo a primeira trombeta do apocalipse”, brincou outra pessoa.
“A Defesa Civil de BH acabou de me matar do coração com essa demonstração do novo sistema de alerta de emergência. Achei que era invasão de aliens”, disse um terceiro.
Defesa Civil Alerta
Chamado de "Defesa Civil Alerta", o sistema utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros, interrompendo qualquer conteúdo em uso no aparelho, incluindo no modo silencioso.
A implantação é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Anatel, com execução pelas operadoras de telefonia móvel. A Defesa Civil de Belo Horizonte aguarda liberação do Governo Federal para utilizar a ferramenta, que tem como objetivo complementar outros sistemas de emergência, alertando e orientando moradores de áreas com risco iminente de desastres, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, vendavais e chuvas de granizo.