Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Barragem da Vale é interditada em Mariana; famílias terão que deixar as casas
Imagem: Reprodução / Google Street View

Barragem da Vale é interditada em Mariana; famílias terão que deixar as casas

O fechamento acontece após a identificação de instabilidade em uma pilha de rejeitos que fica próximo ao reservatório


Por João Henrique do Vale e Paulo Leite

Técnicos da Defesa Civil de Minas Gerais e da Agência Nacional de Mineração (ANM) fazem uma vistoria, nesta segunda-feira, na mina Fábrica Nova, em Mariana, na Região Central do Estado. O local foi interditado, preventivamente, após a identificação de instabilidade de uma pilha de rejeitos que fica próximo ao reservatório. Famílias que moram em um distrito da cidade terão que deixar as casas.

Por meio de nota, a Vale afirmou a medida foi tomada na última sexta-feira. “A Agência Nacional de Mineração interditou, preventivamente, as atividades de disposição de estéril nas pilhas PDE Permanente I, PDE Permanente II e PDE União Vertente Santa Rita, da mina Fábrica Nova, em Mariana. A empresa acompanha vistoria da ANM e Defesa Civil, nesta segunda-feira, para os esclarecimentos necessários sobre as condições de estabilidade das estruturas, que permanecem inalteradas, informou a empresa.

Fontes ouvidas pela Rede 98 informaram que não foi identificada nenhuma anomalia na barragem. A interdição preventiva aconteceu depois que a Vale protocolou um laudo, com data de 2020, mostrando a instabilidade na pilha de rejeitos. “Se a pilha descesse geraria um galgamento e chegaria na comunidade de Santa Rita Durão em 35 minutos. Todavia é um laudo antigo e segundo a VALE terá Declaração de estabilidade positiva a pilha em 10 dias”, informou uma fonte que preferiu anonimato.

A Rede 98 entrou em contato com a Defesa Civil e também com a ANM e aguarda um posicionamento dos órgãos.

Colunistas

Carregando...

Saiba mais