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Imagem: Vander Bras

Belo Horizonte Inicia Testes com Ônibus Elétricos para uma Mobilidade Sustentável

Quatro ônibus elétricos já estão circulando pelas vias da cidade


Por Júnior de Castro

Uma nova fase de testes com ônibus elétricos teve início em Belo Horizonte, marcando um avanço significativo no compromisso da capital mineira com a mobilidade sustentável. Quatro ônibus elétricos já estão circulando pelas vias da cidade, alternando entre oito linhas municipais. Este programa piloto envolve veículos das empresas Marcopolo, Volvo, BYD, que começaram a operar em julho, e SHC Ankai, que entrou em operação recentemente.

As quatro empresas foram selecionadas através de um chamamento público para um Acordo de Cooperação Técnica destinado a estudos e projetos operacionais, preparando o terreno para futuras contratações e licitações. Este teste é fundamental para ampliar o conhecimento sobre a tecnologia dos ônibus elétricos, permitindo comparações detalhadas entre os veículos em condições de operação reais.

Os ônibus elétricos estão em regime de rodízio semanal nas seguintes linhas:

  • 105 - Estação Central / Lourdes

  • SC01A - Contorno A

  • SC01B - Contorno B

  • SC03A - Hospital Felício Rocho / Hospital Militar

  • SC04A - Santa Casa / Savassi / Rodoviária

  • SC04B - Santa Casa / Rodoviária / Savassi

  • 2101 - Grajaú / Sion

  • 2103 - Prado / Anchieta

Plano de Mobilidade Limpa

O Plano de Mobilidade Limpa da Prefeitura de Belo Horizonte visa substituir 40% da frota atual de ônibus por veículos movidos a energia limpa até 2030. Este plano, alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, tem como meta principal a redução da emissão de carbono na cidade.

Ônibus Elétricos

A cidade dispõe de recursos para a compra de 100 ônibus elétricos, graças a um projeto aprovado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, do governo federal. Os ônibus elétricos de Belo Horizonte podem atingir velocidades entre 70 e 80 km/h, com uma autonomia de aproximadamente 230 km por carga e capacidade para acomodar até 80 passageiros.

Essa iniciativa representa um passo significativo na direção de um futuro mais verde e sustentável para Belo Horizonte, promovendo não apenas a melhoria da qualidade do ar, mas também a modernização do sistema de transporte público da capital.

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