Em virtude dos altos volumes de chuvas registrados nos últimos dias em Belo Horizonte, e da previsão de mais pancadas fortes até a virada do ano, a Defesa Civil prorrogou, até a próxima sexta-feira (03/01), o alerta de risco geológico forte para todas as regionais da capital mineira.
As regiões do Barreiro, Centro-sul, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Pampulha, Venda Nova e Leste foram classificadas com risco alto para saturação do solo, deslizamentos e desabamentos.
Em comunicado, o subsecretário de Proteção e Defesa Civil da capital, Cel. Waldir Figueiredo, informou que há possibilidade de pancadas de chuva acima de 70 mm, e recomendou atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Previsão para a virada
Devido à influencia de uma zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), corredor de nuvens que corta o Brasil, desde o sul da Região Amazônica até o Oceano Atlântico, passando pela faixa central do país, responsável por causar chuvas entre o fim da primavera e o verão, a passagem do dia 31 de dezembro de 2024 para o dia 1º de janeiro de 2025 também prevê bastante chuva para a capital mineira.
Para os dois dias, véspera e réveillon, está prevista em Belo Horizonte a ocorrência de pancadas fortes de chuvas e trovoadas isoladas.