Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. BH vai passar a contar com mais de 800 semáforos sonoros
Imagem: Divulgação / PBH

BH vai passar a contar com mais de 800 semáforos sonoros

Prefeitura adquiriu mais 300 equipamentos


Por João Henrique do Vale

Belo Horizonte vai instalar, nas próximas semanas, mais 300 semáforos sonoros em vias de grande movimento da cidade. Os equipamentos foram adquiridos por R$ 525 mil. A homologação foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Município (DOM).

De acordo com a BHTrans, serão 200 dispositivos instalados em novos locais que estão sendo definidos em parceria com o Movimento Unificado de Deficientes Visuais (Mudevi). Outros 100 equipamentos serão para substituição.

A capital mineira conta hoje com 630 equipamentos instalados em 79 locais, totalizando 314 travessias semaforizadas com avisos sonoros. Os primeiros dispositivos equipados com essa tecnologia começaram a ser instalados na capital em 2017.

Por meio de um aviso sonoro, o equipamento indica o momento adequado para realizar uma travessia segura. Na calçada, antes de realizar a travessia, o equipamento de aviso sonoro (uma caixa amarela fixada no poste do semáforo para pedestres) irá emitir sons.

Ele indica que a via está apta para a travessia segura do pedestre. Quando o tempo da travessia está terminando o aviso sonoro fica mais acelerado, portanto, o pedestre saberá que aquele momento não é adequado e seguro para iniciar a travessia. Quando não há sons, indica que o semáforo está aberto aos veículos e fechado para os pedestres.

O equipamento pode ser um aliado na prevenção de acidentes. Dados preliminares do Relatório de Acidentes de Trânsito de 2023 indicam que houve 1.445 acidentes envolvendo pedestres em Belo Horizonte, com 37 mortes.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais