Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Casarão histórico de rua onde morou Carlos Drummond de Andrade é demolido em Itabira
Imagem: Prefeitura de Itabira/Divulgação

Casarão histórico de rua onde morou Carlos Drummond de Andrade é demolido em Itabira

Segundo a prefeitura, a construção corria risco de desabar devido a uma obra irregular feita no lote do lado


Por Larissa Reis

Uma construção do século XIX foi demolida nessa quarta-feira (15/1) em Itabira, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O casarão histórico era localizado na rua Tiradentes, onde já morou um dos mais notáveis poetas brasileiros, o Carlos Drummond de Andrade.

A prefeitura de Itabira conseguiu uma autorização judicial para demolir a construção, que corria risco de desabar devido a uma obra irregular feita no lote do lado.

A demolição, que começou pela manhã e se estendeu por todo o dia, foi executada por uma empresa contratada emergencialmente pela Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria Urbana.

Antes da demolição, móveis, quadros e outros pertences do casarão foram removidos por equipes da prefeitura. Todos os materiais foram catalogados e guardados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Nesta quinta-feira (16/1), equipes seguem com o trabalho de retirada de materiais.

Para seguir com a limpeza, a prefeitura realizou a interdição parcial do trânsito na região.

A liminar autorizando a demolição foi expedida pelo juiz Rêidric Victor da Silveira Condé Neiva e Silva, da 2ª Vara Cível da Comarca de Itabira, na segunda-feira (14/1).

Por se tratar de uma obra particular, a prefeitura ajuizou uma ação, embasada em três laudos expedidos, que atestaram situação avançada de degradação do casarão, risco de desabamento e colapso estrutural.

“A demolição controlada foi a alternativa mais viável para garantir que o colapso da estrutura não atingisse o casarão vizinho ou colocasse em risco a integridade de lojistas, moradores e pedestres no entorno”, informou a prefeitura.

Paralelo ao processo judicial, o município também publicou, na segunda-feira, um decreto para desapropriação do terreno do casarão. Isso para garantir que o espaço não seja utilizado para fins que estejam em desacordo com o Centro Histórico.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais