A Prefeitura de Belo Horizonte montou uma operação especial para receber a população nos quatro cemitérios públicos municipais nesta quinta-feira (2), Dia de Finados. As ações foram desenvolvidas pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) com o apoio da Guarda Civil Militar, BHTrans, Subsecretaria de Fiscalização, Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP/BH), Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção e da Polícia Militar. A proposta é garantir a segurança e o conforto das cerca de 100 mil pessoas que são esperadas nas quatro necrópoles municipais.
No Dia de Finados, o funcionamento dos cemitérios públicos será das 7h às 17h30 e haverá reforço de funcionários para atendimento ao público, especialmente para esclarecimentos de dúvidas quanto à regularização de pendências. No entanto, o atendimento administrativo para abertura e/ou andamento dos processos estará suspenso nesse dia, sendo oferecidas apenas as informações e esclarecimentos.
Contratação de terceiros para limpeza de jazigos não será permitida
Não será permitida a contratação de terceiros para a limpeza dos jazigos em nenhum dos cemitérios municipais. Esses prestadores de serviços já estão sendo avisados de que a prática da atividade é irregular e está suspensa. Isso é necessário porque as pessoas contratadas para essas atividades nem sempre as executam de forma adequada e acabam causando danos às estruturas, como a ocorrência de infiltrações e consequentes desmoronamentos, afetando outros jazigos próximos e resultando em prejuízos.
No Dia de Finados, em especial, quando as necrópoles contam com um fluxo bem maior de público, a fiscalização para coibir práticas irregulares será intensificada para evitar incidentes e possibilitar que os visitantes possam homenagear com tranquilidade seus entes.
Alterações no trânsito visam a agilizar os deslocamentos
Para tentar minimizar os impactos durante o deslocamento, a BHTrans fará alterações no trânsito de vias próximas aos cemitérios, que estarão devidamente sinalizadas. O visitante também pode se antecipar acompanhando as informações que serão divulgadas nas redes sociais da BHTrans até a véspera.
No dia de Finados será permitida a entrada dos veículos nos cemitérios, de acordo com a capacidade de lotação de cada uma das necrópoles. Ocorrendo a superlotação, haverá a suspensão temporária de entradas até a normalização do fluxo de veículos.
É importante que o público que pretende visitar os cemitérios nesta data informe-se antecipadamente sobre o trânsito e a devida localização do jazigo. Outra dica para maior conforto é reservar um tempo maior para a visita, visto que se trata de dia atípico e com grande fluxo de pessoas.