O atendimento no Centro de Saúde Santa Amélia, na Região da Pampulha, foi alterado, nesta terça-feira, após um médico que trabalha na unidade ser agredido. O profissional foi espancado por um homem na tarde de segunda-feira. O agressor fugiu e ainda não foi encontrado.
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, testemunhas contaram que as agressões aconteceram após uma paciente se irritar com a demora no atendimento. O tempo de espera aconteceu devido a uma confusão com a lista de nome de pacientes.
Aos militares, testemunhas disseram que o médico reconheceu o erro e disse que iria corrigi-lo. No entanto, pediu para que ela pudesse esperar, pois estava em atendimento com outro paciente. Indignado, o companheiro da paciente agrediu o médico.
A Prefeitura de Belo Horizonte lamentou o ocorrido. Afirmou que os profissionais agredidos foram acolhidos e foi acionado o fluxo de abordagem a episódios de violência, estratégia que faz parte do Plano de Segurança para unidades de Saúde.
“O Centro de Saúde Santa Amélia abriu, nesta terça (7), às 6h30, com a presença da Guarda Municipal. A coleta de exames foi realizada normalmente, assim como os testes para detecção de covid-19. Em razão do episódio, no momento, a unidade está atendendo exclusivamente aos casos agudos. Os demais pacientes estão sendo informados que as consultas e procedimentos serão reagendados”, comentou.