Quase três milhões de motoristas ainda não pagaram o IPVA 2024, em Minas Gerais. O número correspode a 26% da frota de 11 milhões e 300 mil veículos registrados no Estado.
De acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, o governo esperava uma arrecadação de cerca de R$11 Bilhões de reais relativas ao pagamento do IPVA até o fim de agosto, mas até agora, entraram nos cofres de Minas pouco mais de R$9 bilhões de reais.
Vale lembrar que em Minas Gerais, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2024 começou a ser exigido a partir deste mês de setembro. Por isso, o subsecretário alerta para a importância do contribuinte quitar seus débitos, para não correr o risco de ter o carro recolhido ou até sofrer protesto em cartório devido as dívidas relativas ao IPVA, no final do ano.
IPVA Digital
A Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais lançou nesta segunda-feira (05) o IPVA Digital, sistema que facilita o pagamento do imposto no Estado.
Ao digitar o Renavam no site da Secretaria de Estado da Fazenda, o cidadão pode consultar e visualizar todos os débitos relacionados ao veículo em uma única tela e emitir os comprovantes de pagamentos.
A quitação do débito pode ser feita por meio da emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) ou via Pix.
Outra novidade trazida pelo IPVA Digital é a possibilidade de reunir todos os tributos relacionados a veículos pelo CPF do proprietário. Ou seja, quem tem mais de um veículo, não precisará mais emitir as guias de pagamento separadamente. A consulta, inicialmente, estará limitada para até dez veículos.
O endereço do IPVA digital é: veiculosmg.fazenda.mg.gov.br