Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Defesa Civil lança canal público de WhatsApp para emissão de alertas preventivos
Imagem: Divulgação / PBH

Defesa Civil lança canal público de WhatsApp para emissão de alertas preventivos

Iniciativa é pioneira no país, e é implementada durante o período chuvoso na capital mineira


Por Lucas Rage

Belo-horizontinos ganharam, nesta quarta-feira (29), mais uma ferramenta para se manter informados sobre as chuvas que atingem a capital mineira.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Defesa Civil, lançou um canal público de alertas pelo WhatsApp — aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros. A ferramenta, que já está ativa para usuários, servirá como propagadora de alertas de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra, entre outros.

Segundo a PBH, “a iniciativa é pioneira no país, e vai permitir que os moradores da capital recebam da Defesa Civil de BH informações sobre as ocorrências meteorológicas na cidade”.

Para acessar o canal, basta que usuários busquem por “Defesa Civil de Belo Horizonte” na aba “canais” do WhatsApp (clique aqui para ser direcionado ao canal).

O recurso de comunicação possui número ilimitado de participantes, de forma anônima entre os integrantes do grupo, e permite o envio de mensagens de maneira unilateral (apenas quem administra o canal pode enviar informações, enquanto os participantes podem apenas ler e reagir).  Ao contrário das outras conversas no aplicativo, esse recurso fica armazenado na aba “Atualizações” e envia notificações a cada nova mensagem. Para ativar as notificações, dentro do canal, é preciso clicar no sininho que está no topo à direita da tela do celular.

De acordo com o coronel Waldir Figueiredo, subsecretário municipal de Defesa Civil, essa medida reafirma a posição de referência que a Defesa Civil da capital tem na utilização de tecnologias buscando a comunicação, ações preventivas, orientação e de autoproteção por parte da população. “O Canal Público do WhatsApp vai somar e aumentar a capilaridade e colaborar na promoção de uma cultura de prevenção, percepção do risco e adoção de medidas de autoproteção e proteção comunitária por parte da população de Belo Horizonte”, afirmou.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais