A Defesa Civil estadual vai realizar no próximo domingo (1º/12), em Belo Horizonte, teste de uma tecnologia que vai permitir a emissão de alertas sobre riscos e desastres naturais. A demonstração vai ocorrer entre 14h30 e 15h30, e tem como objetivo apresentar à população da capital mineira o funcionamento prático da ferramenta, que vai ser direcionada para áreas de risco, com cobertura de rede 4G ou 5G.
Chamado de "Defesa Civil Alerta", o sistema utiliza da rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros, interrompendo qualquer conteúdo em uso no aparelho, incluindo no modo silencioso.
A Defesa Civil informa que, durante a demonstração, será realizado um alerta para toda a cidade de Belo Horizonte, e ressalta que o teste não tem ocorrência de nenhum risco real. "O objetivo é que a população entenda como o alerta funcionará em situações de emergência, permitindo testar sua eficácia na transmissão de informações urgentes", disse a coordenadoria estadual do órgão.
Criado em 2022 pelo Governo Federal, o sistema visa complementar as outras ferramentas de alertas de emergência disponíveis para prevenção de desastres, avisando e orientando as pessoas que estejam em localidades com risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, dentre outros. As defesas civis de estados e municípios são as responsáveis pelo conteúdo dos alertas.