Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. El Niño até abril de 2024: fenômeno vai provocar temperatura acima da média e temporal em Minas
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

El Niño até abril de 2024: fenômeno vai provocar temperatura acima da média e temporal em Minas

Organização Meteorológica Mundial (OMM) aponta que 2024 terá temperaturas mais altas do que este ano, que pode ser mais quente da história


Por João Henrique do Vale

Moradores de Minas Gerais podem se preparar para os dias quentes. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) afirmou que o fenômeno El Niño vai durar, ao menos, até abril do ano que vem. Com isso, as temperaturas vão ficar altas nos próximos meses. No território mineiro não será diferente. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os dias serão com calor acima da média. Além disso, o período chuvoso pode ser marcado por temporais.

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Sua duração média é de doze meses.

De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet, Minas Gerais deve ter um início de ano com temperaturas acima da média climatológica. “O fenômeno El Niño deve persistir ao menos até abril de 2024. De maneira geral, para Minas Gerais e o Brasil como o todo, a perspectiva é que continue as temperaturas elevadas. Vamos ter nos próximos meses temperaturas acima da média climatológica”, afirmou.

O fenômeno também vai interferir no regime de chuva. “Nosso verão é o ápice do período chuvoso e o volume de chuva é expressivo aqui em Minas Gerais. O que pode afetar é termos um verão com veranico que seria um período de estiagem dentro do período chuvoso, de 10 a 15 dias, o que compromete o regime de chuva. E, em face das altas temperaturas, podemos ter chuvas fortes”, disse.

Colunistas

Carregando...

Saiba mais