Somente 17 das 853 cidades mineiras vão acatar a recomendação da Defensoria Pública de Minas Gerais e oferecer a população o transporte gratuito no próximo domingo, dia da eleição do Conselho Tutelar. Belo Horizonte não está na lista.
Em agosto, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) enviou ofício a todos os municípios mineiros recomendando a gratuidade do transporte público no dia da eleição. O objetivo é reforçar a participação popular na escolha das conselheiras e conselheiros que vão compor a rede de proteção de crianças e adolescentes.
O documento da DPMG também solicita que o serviço de transporte, na data de votação, seja mantido nos mesmos padrões dos dias úteis, na quantidade e frequência necessárias ao deslocamento dos eleitores.
Os conselheiros tutelares são escolhidos por votação popular, realizada simultaneamente em todo o país, a cada quatro anos.
As cidades que acataram a recomendação são: Vargem Alegre, Juatuba, Formiga, Ataleia, Borda da Mata, Barbacena, Santana do Paraíso, Carneirinho, Córrego Fundo, Entre Folhas, Extrema, Diamantina, Uberaba, Brasília de Minas, Pingo D'Água, Patrocínio e Muriaé.