Os donos de veículos com placas de Minas Gerais devem ter atenção. A escala de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) tem início em janeiro. A previsão de arrecadação é de R$ 10,6 bilhões.
A primeira parcela ou a cota única devem ser pagas em 15 de janeiro para veículos com finais de placas 1 e 2. A escala termina em 22 de março para a quitação da terceira parcela dos veículos com finais de placas 9 e 0.
Do total arrecadado, 40% vão para o caixa único do Estado, outros 40% são destinados aos municípios de emplacamento dos veículos e 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
A consulta do valor do imposto pode ser feita por meio do número do Renavam do veículo, no site da Secretaria de Fazenda ou no LigMinas pelo telefone 155 válido para todo o estado de Minas Gerais.
Desconto
O desconto de 3%, concedido pelo “Bom Pagador”, Programa de Incentivo à Regularidade do Pagamento do IPVA, continua valendo. Tem direito o contribuinte que quitou em dia todos os débitos vinculados ao veículo nos anos de 2022 e 2023.
Como o benefício é concedido automaticamente, o valor do IPVA 2024 cujo veículo obedecer aos critérios estabelecidos já será emitido com desconto, não sendo necessário contato com a Secretaria de Fazenda.
Taxa de Licenciamento
Os motoristas devem ficar atentos à data de vencimento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), no valor de R$ 39,36. O tributo deve ser pago até 31 de março, independentemente da placa do veículo.