Os estados brasileiros e o Distrito Federal vão receber, nesta semana, mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. O Ministério da Saúde afirmou, nesse domingo, que a entrega está prevista para esta terça-feira. Ao todo, serão 1,5 milhão de doses distribuídas. Até o fim de dezembro, a expectativa é de o quantitativo chegar a cinco milhões de imunizantes.
O Ministério da Saúde explicou que as vacinas foram adquiridas em pregão de 69 milhões de doses, concluído neste semestre. “As entregas serão feitas de forma parcelada pelos fabricantes, conforme a adesão da população, com as vacinas mais atualizadas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seguindo a recomendação mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, explicou.
As 1,5 milhão de doses distribuídas são da vacina da Serum, que chega pela primeira vez aos estados. Estudos de fase 3 mostraram segurança e eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos, além de vantagens como maior prazo de validade, transporte e conservação simples (2°C a 8°C).
A vacina da Zalika Farmacêutica, já usada nos EUA e Reino Unido, será aplicada no Brasil em pessoas a partir de 12 anos, faixa etária aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Crianças abaixo dessa idade continuarão recebendo a vacina de RNA mensageiro da Pfizer.