Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Falta de vacina em BH: Governo de Minas e Ministério da Saúde fazem jogo de empurra
Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

Falta de vacina em BH: Governo de Minas e Ministério da Saúde fazem jogo de empurra

Capital mineira suspendeu a vacinação contra a Covid-19 e a Varicela por causa da falta de imunizantes


Por João Henrique do Vale

Com a vacinação contra a Covid-19 suspensa há, ao menos, uma semana, Belo Horizonte segue sem previsão de receber novos imunizantes. O Ministério da Saúde alega que não há falta de doses e que remessas foram repassadas ao longo do ano para Minas Gerais. Por outro lado, a Secretaria de Estado de Saúde afirma que o número de imunizantes entregue é insuficiente.

A última remessa recebida pelo Governo de Minas foi em 23 de outubro. Ao todo, foram 84 mil doses entregue ao estado. “Todas as doses recebidas foram imediatamente distribuídas equitativamente aos 853 municípios mineiros”, explicou a Secretaria de Estado de Saúde. A pasta ressaltou, ainda, que o Programa Nacional de Imunizações (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, tem entre suas competências a aquisição e distribuição de imunobiológicos aos estados, entre eles a vacina contra covid-19.

O Ministério da Saúde diz que com a remessa de outubro, “não há, portanto, falta desta vacina”. Explicou, ainda, que concluiu um pregão para a compra de mais 69 milhões de doses de vacina Covid-19, que vão garantir o abastecimento por até dois anos com uma economia de mais de R$ 1 bilhão.

Falta da vacina contra a varicela

Belo Horizonte também está com falta do imunizante contra a varicela. O Ministério da Saúde alega que há “questões com um fornecedor internacional” que tem impactado a sua oferta globalmente. “Para atender a demanda nacional, o Ministério da Saúde buscou outros fornecedores e fechou aquisições no total de 8,2 milhões de doses para regularização dos estoques”, disse a pasta.

Em 2024, foram entregues 1,5 milhão da vacina varicela e 2,9 milhões da tetraviral. Para Minas Gerais, foram entregues 225.500 doses e, até 21 de novembro de 2024, 213.627 doses foram aplicadas, segundo o Ministério da Saúde.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais