O Fecomércio MG, através do seu presidente Nadim Donato, enviou ofício ao secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo de Oliveira Barbosa, pedindo a prorrogação da escala de vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para março de 2024. Até então, a data de cobrança estaria marcada para janeiro do próximo ano.
De acordo com o ofício, Nadim explica que os contribuintes enfrentam vários desafios financeiros durante o início do ano. São gastos associados às festas de confraternização, férias escolares, material escolar e matrícula.
Com o adiamento da cobrança do IPVA para março, os contribuintes ganham fôlego e poderão se organizar de forma mais efetiva. “Cumpre destacar que no exercício de 2023, a prorrogação da escala do IPVA para março demonstrou ser uma medida acertada, possibilitando que os contribuintes organizassem suas finanças de maneira mais eficaz e a mantivesse a economia local mais resiliente”, diz o ofício. O documento ainda destaca que o vencimento do IPVA em janeiro gera um impacto considerável no fluxo de caixa das empresas, devido à desaceleração natural das vendas durante o período.