Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Fumaça faz qualidade do ar em Belo Horizonte atingir nível 'muito ruim'; saiba como se prevenir
Imagem: BTN / Reprodução

Fumaça faz qualidade do ar em Belo Horizonte atingir nível 'muito ruim'; saiba como se prevenir

Situação é provocada pelas queimadas e o baixo índice de umidade relativa do ar


Por João Henrique do Vale e Mateus Liberato

Belo Horizonte amanheceu, nesta quarta-feira, envolta a uma nuvem de fumaça. A situação persiste há mais de três dias e provoca incômodo para a população. Estações de monitoramento da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) mostram que a qualidade do ar despencou na capital mineira. Em duas delas, localizadas no Bairro São Gabriel, na Região Nordeste, e no Barreiro, o índice é considerado muito ruim, o que pode provocar danos à saúde.

A qualidade do ar é classificada nas estações em cinco níveis: boa, moderada, ruim, muito ruim e péssima. Desde às 22h de terça-feira, Belo Horizonte apresenta níveis críticos. A situação é agravada devido a presença de material particulado no ar.

Com nível registrado hoje, a Feam recomenda que atividades físicas prolongadas ou intensas sejam evitadas.

Recomendações médicas

A qualidade do ar ruim pode agravar alguns sintomas na população, como alerta a médica pneumologista da empresa especializada em home care, Saúde no Lar, Michele Andreata.

"Esse tempo seco enfumaçado traz consequências, principalmente para a nossa saúde respiratória. O mais comum é as pessoas apresentarem a sensação de secura na garganta com a garganta até arranhando e doendo. Pode ter coceira nos olhos e aquela sensação de que está pingando secreção do nariz. Isso é a reação do nosso corpo tentando mitificar o ar. Além disso, pessoas que tem problemas de saúde relacionada a respiração como asma, bronquite ela também tende a ter crises com mais intensidade, com maior frequência nessa época do ano", explicou.

A médica afirma que algumas medidas podem ser tomadas para amenizar a situação. "É importante a gente prevenir esses sintomas. Então pode lançar mão de bacias de água no ambiente, toalha úmida e umidificadores. Lembrando que o umidificador não deve ficar o tempo todo. A gente pode mudar ele de lugar para que não tenha um excesso de umidade em um só local. Além disso, a gente tem que salientar a importância da hidratação. Tomar muita água e caprichar, principalmente, com os idosos e com as crianças", finalizou.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais