Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Furtos seguem em alta em BH com média de 205 casos por dia; celulares estão entre os principais alvos
Imagem: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Furtos seguem em alta em BH com média de 205 casos por dia; celulares estão entre os principais alvos

Capital mineira caminha para ter o maior número de furtos dos últimos onze anos


Por João Henrique do Vale

As ocorrências de furtos em Belo Horizonte voltaram a subir depois de registrar queda entre agosto e setembro. No acumulado do ano, a capital mineira tem uma média de 205 casos por dia. Entre os principais alvos estão os celulares. A cada hora, dois aparelhos são levados pelos criminosos. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O crime virou um desafio para as forças de segurança. De janeiro a outubro, Belo Horizonte registrou um total de 62.424 furtos. A alta é de 12,71% em relação ao mesmo período do ano passado. Se for mantida a média de mais de 6 mil ocorrências por mês, a capital mineira terá o recorde negativo do maior número de furtos dos últimos onze anos.

O celular está na mira dos criminosos. De janeiro a outubro, foram furtados em Belo Horizonte 17.169 aparelhos, média de 165 por dia, ou dois por hora. A alta neste tipo de crime foi de 15,2% em relação ao ano passado.

Bloqueio dos aparelhos

As pessoas que tiverem o aparelho furtado podem solicitar o bloqueio de forma simples, rápida e segura, na Central de Bloqueio de Celulares (Cbloc).

O bloqueio impede que quem cometeu o crime possa ativar o aparelho para uso na rede de telefonia móvel. Além disso, este bloqueio contribui para a redução dos roubos e furtos de celulares em Minas Gerais. Com aparelhos inutilizados e sem possibilidade de ativação em nenhuma operadora, o dispositivo perde valor de mercado no mundo do crime.

Posicionamento da PMMG

Por meio de nota, a Polícia Militar de Minas Gerais, por intermédio do Comando de Policiamento da Capital, afirma que tem acompanhado as ocorrências e tem atuado de forma a diminuir a incidência desses delitos.

“Ações específicas estão sendo adotadas em relação aos citados crimes, visando mapear, monitorar e identificar os autores e prevenir novos delitos, inclusive, o combate a receptadores de objetos de origem criminosa e/ou duvidosa. Nesse contexto, é importante destacar que dentre as infrações penais contra o patrimônio, o furto trata-se de delito de oportunidade, em que o autor se aproveita da falta de vigilância e da disponibilidade do bem para subtraí-lo”, afirmou.

A corporação ressalta que medidas de prevenção também devem ser tomadas pela população para evitar os furtos.

Veja as dicas

- Evite transportar seu celular nos bolsos de trás da calça;

- Só utilize seu celular na rua em caso de emergência;

- No momento em que receber ou for realizar uma ligação, procure o interior de um estabelecimento comercial para não ficar vulnerável, pois, ao falar ao celular, você não percebe o que está acontecendo ao seu redor;

- Evite andar pelas ruas com fones nos ouvidos e o aparelho celular nas mãos, os infratores preferem pessoas distraídas ou que ofereçam menor resistência.

- Carregue seu celular na bolsa, nunca nos bolsos externos;

- Evite deixar o celular em cima de mesa de bares, em cima de balcões de lojas, em carteiras de escolas, ou exposto de qualquer outra forma;

- Cuidado com os esbarrões. Uma das diversas táticas dos infratores é empurrar a pessoa para derrubar o celular ou encobrir a ação;

- Evite a exposição desnecessária de celulares em locais de aglomeração;

- Lembre-se que seu celular poderá ser alvo de assalto quando você estiver desatento

Colunistas

Carregando...


Saiba mais