Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Governo de Minas lança maior programa de qualificação em cultura e turismo da história do estado
Imagem: Secult-MG / Divulgação

Governo de Minas lança maior programa de qualificação em cultura e turismo da história do estado

Cria.Forma oferecerá quase 43 mil vagas em cursos gratuitos voltados para os dois setores


Por Agência Minas

Para fortalecer o turismo e a cultura em todo o estado, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), apresentou, nesta terça-feira (24/9), o Cria.Forma, maior programa de capacitação para as duas áreas já lançado no estado.

São 42.982 vagas em cursos voltados para os setores. Do total, 30 mil vagas são abertas em parceria com a plataforma de educação profissionalizante Leveduca, 6.910 com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas), 6 mil pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e 76 pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). Todas as formações são gratuitas.

O edital do programa “Rotas do Conhecimento”, realizado em conjunto com o IF Sul de Minas, oferece 2 mil vagas ainda para o segundo semestre deste ano, nos cursos de Formatação e comercialização de roteiros (500 vagas), Marketing digital para o turismo (500) e Inglês aplicado a serviços turísticos (250), com inscrições até domingo (28/9) neste link.

O projeto também vai oferecer vagas para os cursos Afroturismo e afromineiridades (250) e Como promover e incentivar a comercialização do seu destino turístico (500), com edital a ser lançado em outubro.

A oferta de cursos é bastante diversificada, com capacitações que vão qualificar o turismo através da formação de profissionais que vão lidar diretamente com os turistas, como cursos de camareira, grande demanda para o setor hoteleiro como cursos preparatórios para recepcionista de hotel.

Para participar, é preciso ter idade mínima de 16 anos, ensino fundamental completo e residência em Minas Gerais. Todos os cursos são na modalidade Educação à Distância (EaD), com carga horária de 40 horas e contam com intérpretes de Libras, além de atendimento educacional especializado. A seleção dos candidatos será por sorteio eletrônico, conforme critérios estabelecidos no edital.

Estamos convencidos que não conseguiremos avançar sem a formação e a criatividade. Uma está relacionada a outra e são basilares para a continuidade do processo de recriação do Estado de Minas Gerais, tendo o  lugar de turismo como política central. E, em Minas, não se faz turismo sem cultura, que é a força de verdade na experiência de conhecer lugares e pessoas”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais