A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) tem, agora, a guarda provisória do Aeroporto Carlos Prates, localizado no Bairro Padre Eustáquio, na Região Noroeste da cidade. A cessão foi publicada pelo Governo Federal no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira.
De acordo com o documento, a guarda provisória tem como fim preservar o terreno de “quaisquer riscos iminentes, tais como invasões, depredações e outros eventos afins, bem como para promoção de limpeza e demais providências necessárias ao atendimento das normas de saúde pública vigentes”.
O documento foi assinado no fim de setembro, mas só foi publicado nesta segunda-feira. Essa é a última etapa para a cessão definitiva da área.
Na última semana, Fuad se encontrou com a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para pedir autorização do governo federal para começar algumas intervenções no local.
A proposta é iniciar o processo para a construção de um centro de saúde e unidade de pronto atendimento (UPA), além de uma escola de ensino infantil para atender demandas da região.
A PBH também pediu para iniciar as obras de revitalização do Parque Maria do Socorro Moreira, localizado no terreno.
A proposta da PBH prevê a construção de 4,5 mil moradias divididas em imóveis de baixa e média renda, além de uma porcentagem destinada a para a livre comercialização. Praças, parques, equipamentos de cultura e lazer, unidades de saúde e educação são outros itens que devem entrar no projeto.