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Imagem: Divulgação / PBH

Irregularidades em ônibus de BH fazem empresas perderem R$ 15 milhões

Os cortes na remuneração são realizados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) quando uma irregularidade é constatada


Por João Henrique do Vale

As empresas responsáveis pelo transporte público de Belo Horizonte deixaram de receber R$ 15 milhões de subsídio desde a assinatura da lei que concede o benefício. De julho até novembro, segundo levantamento feito pela Rede 98, as concessionárias receberam R$ 189,3 milhões dos R$ 204,3 milhões previstos.

Os cortes na remuneração são realizados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) quando uma irregularidade é constatada. Segundo o executivo municipal, desde julho, as empresas deixaram de cumprir cerca de quatro milhões de quilômetros. Foram invalidadas, no período, 205,8 mil viagens.

Em relação ao transporte suplementar, os permissionários deixaram de receber R$ 2,2 milhões devido a irregularidades.

O repasse do subsídio leva em conta a produção quilométrica das linhas, além do respeito ao quadro de horários, a limpeza e conservação dos veículos. O pagamento integral só acontece se as viagens forem realizadas na extensão completa, sem irregularidades.

Mais viagens diárias

A Prefeitura de Belo Horizonte afirma que o transporte coletivo em Belo Horizonte contabiliza 23.985 viagens nos dias úteis - superando a determinação da Lei 11.458/23, que era um acréscimo de 10%, saltando de 21,7 mil para 23.870 viagens diárias. A legislação também exige a renovação da frota com 420 novos ônibus equipados com ar-condicionado, suspensão a ar e menores níveis de poluentes. Quase 450 veículos já estão rodando nas ruas da capital, segundo o executivo.

Desde julho, foram acrescidas 1.791 viagens ao sistema de transporte convencional da capital: 1.176 nos dias úteis e 615 nos finais de semana (sábado, domingo ou feriado). Foram contempladas 211 linhas de ônibus, ou seja, 74% delas tiveram acréscimo.

Levantamento do subsídio

1º Decênio

Ônibus convencional

Previsto: R$ 17,9 milhões

Pago: R$ 16,8 milhões

 

Ônibus Suplementar

Previsto: R$ 716,6 mil

Pago: R$ 416 mil

  

2º Decênio

Ônibus convencional

Previsto: R$ 14,6 milhões

Pago: R$ 14 milhões

 

Ônibus Suplementar

Previsto: R$ 620 mil

Pago: R$ 458,6 mil

3º Decênio

Ônibus convencional

Previsto: R$ 15 milhões

Pago: R$ 13,9 milhões

 

Ônibus Suplementar

Previsto: R$ 606,1 mil

Pago: R$ 504,4 mil

4º Decênio

Ônibus convencional

Previsto: R$ 12 milhões

Pago: R$ 11,3 milhões

 

Ônibus Suplementar

Previsto: R$ 457 mil

Pago: R$ 218,2 mil

 

5º Decênio

Ônibus convencional

Previsto: R$ 16,7 milhões

Pago: R$ 15,3 milhões

 

Ônibus Suplementar

Previsto: R$ 684,7 mil

Pago: R$ 482,9 mil

 

6º Decênio

Ônibus convencional

Previsto: R$ 12 milhões

Pago: R$ 11,2 milhões

 

Ônibus Suplementar

Previsto: R$ 459,4 mil

Pago: R$ 326 mil

7º Decênio

Ônibus convencional

Previsto: R$ 14,9 milhões

Pago: R$ 13,8 milhões

 

Ônibus Suplementar

Previsto: R$ 622,8 mil

Pago: R$ 409,8 mil

 

8º Decênio

Ônibus convencional

Previsto: R$ 14,7 milhões

Pago: R$ 13,5 milhões

 

Ônibus Suplementar

Previsto: R$ 620,1 mil

Pago: R$ 399,1 mil

9º Decênio

Ônibus convencional

Previsto: R$ 14,2 milhões

Pago: R$ 13,4 milhões

 

Ônibus Suplementar

Previsto: R$ 578,1 mil

Pago: R$ 489,7 mil

 

10º Decênio

Ônibus convencional

Previsto: R$ 14,1 milhões

Pago: R$ 13,2 milhões

 

Ônibus Suplementar

Previsto: R$ 571,6 mil

Pago: R$ 466,9 mil

 

11º Decênio

Ônibus convencional

Previsto: R$ 15,4 milhões

Pago: R$ 14,3 milhões

 

Ônibus Suplementar

Previsto: R$ 615,8 mil

Pago: R$ 535,8 mil

 

12º Decênio

Ônibus convencional

Previsto: R$ 14,3 milhões

Pago: R$ 12,9 milhões

 

Ônibus Suplementar

Previsto: R$ 572,1 mil

Pago: R$ 373,4 mil

 

13º Decênio

Ônibus convencional

Previsto: R$ 12,7 milhões

Pago: R$ 11,3 milhões

 

Ônibus Suplementar

Previsto: R$ 493,3 mil

Pago: R$ 400,5 mil

 

14º Decênio

Ônibus convencional

Previsto: R$ 15,8 milhões

Pago: R$ 14,4 milhões

 

Ônibus Suplementar

Previsto: R$ 631,7 mil

Pago: R$ 521,2 mil milhões

Total de julho a novembro

Ônibus convencional

Total previsto: R$ 204,3 milhões

Total pago: R$ 189,3

 

Ônibus Suplementar

Total Previsto: R$ 8,2 milhões

Total Pago: R$ 6 milhões

 

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